Topo

Banksy inaugura Disneylândia anarquista "inadequada para crianças"

De Londres (Inglaterra)

20/08/2015 14h00

O artista urbano britânico Banksy anunciou nesta quinta-feira (20) a abertura da "Dismaland", um "parque temático familiar para anarquistas principiantes" em Somerset, região litorânea ao oeste do Reino Unido.

O grafiteiro, que mantém em segredo sua verdadeira identidade, criou na cidade de Weston-super-Mare, em um local abandonado há 15 anos, uma versão satírica da Disneylândia, com várias estruturas gigantes, entre elas um castelo semelhante ao da Cinderela e um tanque cheio de refugiados.

Este é um dos maiores projetos do artista até o momento e, como a maioria de suas obras e atuações, foi realizada com especial sigilo.

Até esta semana, os residentes na cidade inglesa pensavam que a construção da enorme decoração de Banksy, que acredita-se ter cerca de 36 anos, era parte de uma filmagem de Hollywood.

Os visitantes, que terão que pagar três libras (R$ 16) para entrar no parque, poderão pedir na entrada um crédito para dispor de mais dinheiro com uma taxa de juros de 5.000%.

"É uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes", disse Banksy em comunicado sobre a "Dismaland", que ocupará uma superfície de mais de 10 mil metros quadrados.

Não é a primeira vez que Banksy utiliza este nome. Há alguns anos, ele fez um grafite de Mickey Mouse junto à frase: "Bem-vindo à Dismaland. A vida não é sempre um conto de fadas".

"É um parque temático familiar inadequado para crianças", assinalou o artista.

"Estivemos trabalhando lado a lado com os organizadores durante muitos meses. Por razões óbvias devíamos ser cautelosos sobre a informação que gerávamos. De fato, só quatro pessoas na prefeitura sabiam o que estava sendo feito", afirmou Nigel Ashton, responsável pela autoridade municipal de North Somerset.

"Me sinto profundamente orgulhoso de poder abrigar em Somerset esta exibição. Pude vê-la quando estava sendo montada na semana passada e tenho que dizer que é maravilhosa. Entretém e dá muito no que pensar", ressaltou.

Cercado de mistério e polêmica, pouco se sabe sobre a biografia de Banksy, que ficou mundialmente conhecido por seus satíricos desenhos que denunciam os problemas da sociedade atual.