Entretenimento

Egito convida britânico para testar teoria sobre tumba de Neferti

19/08/2015 11h08

Cairo, 19 ago (EFE).- O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou nesta quarta-feira que convidou o egiptólogo britânico Nicolas Reeves para visitar o Egito e testar sua própria teoria de que a sepultura da rainha Nefertiti está na tumba do faraó Tutancâmon.

Em comunicado, o ministro de Antiguidades, Mamdouh El-Damaty, explicou que Reeves irá ao país na segunda quinzena de setembro para expor sua teoria e as provas que a sustentam.

De acordo com o titular, eles irão à cidade de Luxor, onde se encontra a tumba de Tutancâmon, para comprovar as evidências da teoria e os resultados serão anunciados em uma coletiva de imprensa. O ministro não quis avaliar se a teoria do britânico é correta e alegou que para dar uma opinião a respeito é preciso fazer uma análise prévia.

Reeves revelou em um estudo publicado recentemente que a câmara sepulcral da rainha Nefertiti poderia estar atrás dos muros da de Tutancâmon. O britânico disse ter encontrado uma porta secreta na câmara funerária do faraó, que poderia levar à câmara de Nefertiti.

Embora tenha visitado esse túmulo várias vezes, a descoberta de Reeves foi feita com base em fotografias feitas por uma empresa espanhola, que fez um protótipo idêntico à tumba. As fotografias apresentam novas informações e detalhes sobre os muros da cripta, impossíveis de ser analisados apenas por imagens, segundo o arqueólogo.

Nefertiti foi esposa do faraó Akenatón da 18ª dinastia, que governou entre 1539 e 1075 a.C. e foi o pai de Tutancâmon.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo