Topo

Banksy pode estar preparando parque temático distópico na Inglaterra

Uma espécie de parque de diversões à beira-mar é visto em Weston-super-Mare, no sudoeste da Inglaterra; segundo a mídia local, a criação é um parque temático distópico idealizado pelo artista urbano Banksy - Suzanne Plunkett/Reuters
Uma espécie de parque de diversões à beira-mar é visto em Weston-super-Mare, no sudoeste da Inglaterra; segundo a mídia local, a criação é um parque temático distópico idealizado pelo artista urbano Banksy Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

De Londres (Inglaterra)

19/08/2015 10h20

O popular artista urbano Banksy pode estar preparando um misterioso espetáculo chamado "Dismaland", uma versão satírica do parque temático Disneylândia, segundo relatam nesta quarta-feira (19) os meios de comunicação britânicos.

Estruturas enormes situadas em uma área abandonada de Somerset, uma zona litorânea do oeste da Inglaterra, suscitaram especulações sobre a preparação de um possível espetáculo do misterioso grafiteiro, que poderia estrear na sexta-feira.

Um castelo, um moinho de vento e um cavalo de metal estão entre as obras que apareceram no lugar, que era ocupado por uma antiga piscina e instalações de lazer ao ar livre, que fecharam no ano 2000.

Banksy - Suzanne Plunkett/Reuters - Suzanne Plunkett/Reuters
Estruturas da suposta instalação de Banksy em Weston-super-Mare, no sudoeste da Inglaterra
Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters


Richard Jones, o editor do livro sobre o artista intitulado "Banksy's Bristol: Home Sweet Home", contou à emissora britânica "BBC Radio Bristol" que tudo aponta para a "realização de um grande espetáculo de Banksy" nas instalações abandonadas.

"Tem todas as características de um plano de Banksy", apontou Jones, que além disso acrescentou que se chamaria "Dismaland, outra maneira de ver Disneylândia. Um dos temas que Banksy trata sobre o consumismo e o grande sonho americano".

Banksy é um artista urbano mundialmente conhecido e rodeado de mistério, sobre quem há poucos dados de biografia, e que deve sua popularidade a seus satíricos desenhos que denunciam os problemas da sociedade atual.

Entre os grafites mais conhecidos do artista estão o do contorno de uma menina que tenta alcançar um balão vermelho com forma de coração, dois policiais britânicos se beijando e o de um jovem vândalo que segura um ramo de flores ao invés de um coquetel molotov.