Topo

Germanista brasileiro Soethe obtém prêmio Jacob e Wilhelm Grimm

De Berlim (Alemanha)

12/08/2015 10h12

O professor de Literatura brasileiro Paulo Astor Soethe obteve o prêmio Jacob e Wilhelm Grimm, dotado com 10 mil euros e uma estadia de pesquisa na Alemanha, anunciou nesta quarta-feira (12) o Serviço Alemão para os Intercâmbios Acadêmicos (DAAD).

O prêmio será entregue em 25 de agosto em Xangai (leste daq China) no marco do Congresso da Associação Internacional de Germanística, no qual está previsto que participem cerca de mil especialistas de todo o mundo.

Além disso, a DAAD anunciou que o prêmio homônimo para a promoção de um germanista emergente recaiu no queniano James Meja Ikobwa, que receberá 3 mil euros.

"Os dois ganhadores deste ano mostram especialmente, como as universidades assumem este desafio (de ensinar alemão) e como se comprometem no entorno acadêmico com uma ciência germanística excelente e um grande compromisso com o idioma alemão", garantiu a presidente da DAAD, Margret Wintermantel.

Soethe é considerado como um dos pesquisadores mais destacados em nível internacional da obra dos autores Thomas e Heinrich Mann após fazer um doutorado com uma tese sobre a obra "A Montanha Mágica".