Cinzas de García Márquez ficarão em Cartagena a partir de dezembro
A família de Gabriel García Márquez decidiu que as cinzas do Nobel colombiano ficarão em Cartagena, a cidade caribenha que ele imortalizou em muitas de suas obras, anunciou o governador do departamento de Bolívar, Juan Carlos Gossaín, nesta terça-feira (11).
"É com muita emoção que informamos oficialmente que as cinzas do Nobel García Márquez repousarão em Cartagena", disse o governador do departamento ao qual Cartagena pertence.
As cinzas do autor de "Cem Anos de Solidão" ficarão no pátio central do Claustro La Merced, onde funciona a Universidade de Cartagena, fundada em 1827.
"Elas estarão em um lugar dedicado à academia, à pesquisa e à cultura", disse Gossaín.
O governador acrescentou que, por ocasião da chegada das cinzas, a família doará uma estátua de bronze da escultora britânica Kate Murray, grande amiga de Gabo, como o escritor era conhecido.
García Márquez nasceu em Aracataca, em 1928, e chegou a Cartagena aos 20 anos. Foi repórter no jornal "El Universal" e morreu em 17 de abril do ano passado, na Cidade do México, onde passou grande parte de sua vida.
"Estes primeiros anos em Cartagena foram um momento transcendental na vida do jovem escritor e do nascente jornalista", acrescentou o governador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.