Topo

Livros e HQs

Cinzas de García Márquez ficarão em Cartagena a partir de dezembro

De Cartagena (Colômbia)

11/08/2015 13h50

A família de Gabriel García Márquez decidiu que as cinzas do Nobel colombiano ficarão em Cartagena, a cidade caribenha que ele imortalizou em muitas de suas obras, anunciou o governador do departamento de Bolívar, Juan Carlos Gossaín, nesta terça-feira (11).

"É com muita emoção que informamos oficialmente que as cinzas do Nobel García Márquez repousarão em Cartagena", disse o governador do departamento ao qual Cartagena pertence.

As cinzas do autor de "Cem Anos de Solidão" ficarão no pátio central do Claustro La Merced, onde funciona a Universidade de Cartagena, fundada em 1827.

AP
Gabriel Garcia Marquez dá entrevistas após vencer o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982 Imagem: AP

"Elas estarão em um lugar dedicado à academia, à pesquisa e à cultura", disse Gossaín.

O governador acrescentou que, por ocasião da chegada das cinzas, a família doará uma estátua de bronze da escultora britânica Kate Murray, grande amiga de Gabo, como o escritor era conhecido.

García Márquez nasceu em Aracataca, em 1928, e chegou a Cartagena aos 20 anos. Foi repórter no jornal "El Universal" e morreu em 17 de abril do ano passado, na Cidade do México, onde passou grande parte de sua vida.

"Estes primeiros anos em Cartagena foram um momento transcendental na vida do jovem escritor e do nascente jornalista", acrescentou o governador.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Livros e HQs