Entretenimento

Funcionários bolivianos passarão a usar idioma indígena a partir de hoje

02/08/2015 17h24

La Paz, 2 ago (EFE).- Ao todo, 3.100 funcionários públicos da Bolívia receberam do presidente Evo Morales os certificados que atestam que eles falam alguma língua nativa, em cumprimento da lei que obriga os servidores do governo a usar a partir deste domingo pelo menos dois idiomas reconhecidos como oficiais no país.

A entrega de certificados aconteceu em um ato em La Paz, no qual Morales falou duas frases em aimara, ao início e no final de seu discurso, feito em espanhol.

"Agora, a Bolívia tem identidade no mundo todo. Agora, temos dignidade. E por isso saúdo os que se esforçam para recuperar nosso idioma, para servir melhor o povo e que se preparam de maneira consciente e honesta para ser parte deste grande serviço", disse Morales.

No censo de 2001, 62% da população declarou ter identidade indígena, mas no de 2012, cujos resultados foram divulgados um ano depois, somente 40% afirmou pertencer a alguma das 36 etnias reconhecidas na Constituição promulgada em 2009 por Morales.

O presidente boliviano assinou em 2 de agosto de 2012 a lei que fixava um prazo de três anos para que os funcionários públicos que não soubessem falar pelo menos um idioma indígena o aprendessem e comecem a aplicá-lo. O curso de capacitação durou um mês.

De acordo com o diretor da Escola de Gestão Pública Plurinacional, Ivan Iporre, em nove anos a entidade capacitou 23.593 funcionários bolivianos em idiomas originais e 57% optou por aprender aimara.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo