Topo

Wikipedia encara desafio de entrar no trem audiovisual

31/07/2015 18h45

Cristina Tercero.

Buenos Aires, 31 jul (EFE).- A enciclopédia virtual mais famosa do mundo, a Wikipedia, está "um pouco na retaguarda" em matéria audiovisual, reconheceu nesta sexta-feira seu recém-eleito presidente, o argentino Patrício Lorente, em entrevista à Agência Efe em Buenos Aires.

Em uma etapa de predomínio do vídeo no universo online, ele considera que a Wikipedia tem "poucos vídeos" em seu acervo multimídia, o que representa um dos grandes desafios para a gigante da informação, cujo software tem, atualmente, "enormes possibilidades, mas também muitas limitações", segundo ele.

Eleito por unanimidade pela direção da Wikipedia, Lorente encara a "responsabilidade" de presidir a companhia durante um ano com o "desafio" de manter seu papel de "referência principal" quanto a conteúdos na rede, mas também com a necessidade de "preservar a internet como uma plataforma aberta e segura para todos os usuários".

Em relação a segurança, ele garantiu que a Wikipedia já tomou medidas para preservar uma privacidade "fortemente ameaçada" por muitos governos que tentam controlar o que ocorre na web.

No dia 15 de março, a empresa entrou com uma ação contra o Departamento de Justiça e a Agência Internacional de Segurança dos EUA para que acabem com seu programa de monitoramento em massa, que "coleta dados de navegação" dos usuários.

A periculosidade desse programa se tornou mais latente após as "revelações do Wikileaks" que apontavam a Wikipedia como "um dos alvos" a serem vigiados, disse Lorente.

A existência deste programa representa "um problema de segurança físico para muitos de nossos colaboradores", segundo o argentino, especialmente em "regimes altamente opressores", nos quais os editores podem terminar, por exemplo, com penas de "prisão".

Este gigante de conteúdos tem para 2015 um orçamento de US$ 65 milhões, um valor que ele considera "muito pequeno" para o "quinto site mais visitado da internet", em comparação com outras plataformas como Facebook ou Google.

O montante é obtido majoritariamente com "pequenas contribuições" dos usuários, que dão suporte aos funcionários que editam as "288 versões" da Wikipedia em todo o mundo. Já a direção realiza seu trabalho totalmente 'ad honorem', ou seja, de maneira altruísta, afirmou.