Topo

Orquestra jovem do Cazaquistão brilha em concerto com Stradivarius

29/07/2015 20h25

Alicante (Espanha), 29 jul (EFE).- A orquestra sinfônica de jovens do Cazaquistão ('Eurasian Symphony Orchestra' da Universidade Nacional das Artes do país) foi aclamada em Alicante, na Espanha, com um concerto no qual se sobressaiu a atuação da célebre solista Aiman Mussakhajayeva, com um Stradivarius.

Dirigida por Aidar Torybaev, a orquestra chegou a Alicante com 50 jovens músicos e atuou com sucesso para mil espectadores no Auditório do Conselho Provincial (ADDA) por ocasião do III Festival Internacional de Orquestras de Jovens, onde também está em cartaz a Jovem Orquestra "Cidade de Moscou" e formações da cidade anfitriã e também de Málaga.

O recital teve início com o jovem solista ao piano Rakhat-Bi Abdyssagin, de 16 anos e já autor de mais de cem composições musicais, entre elas "The Will to Live" para piano e orquestra, que estreou na sala Filarmônica de Berlim e hoje foi executada em Alicante, com longos aplausos.

Depois, Aiman Mussakhajayeva, reitora da Universidade das Artes e reconhecida no âmbito internacional há décadas com distinções como a de Artista do Povo da República do Cazaquistão, Artista do 'Deutsche Grammophon' e membro do júri do concurso internacional Tchaikovsky.

Para deleite dos espectadores da sala sinfônica do ADDA, Musakhajayeva interpretou com um dos poucos Stradivarius que ainda existem a Sinfonia Espanhola Violino e Orquestra Op.21 do francês Edouard-Victorie Lalo (1823-1892).

Em entrevista à Agência Efe, a violinista elogiou o "profissionalismo e o alto nível" de seus jovens acompanhantes em Alicante, classificando-os como "mais que estudantes" da Universidade que dirige.

Após anos em palcos de diversos países, Mussakhajayeva fundou em 1998 a Academia Nacional de Música em Astana e, uma década depois, conseguiu que esta adquirisse a categoria de "Kazakh National University of Arts", o que contribuiu para que em 2014 recebesse o título de "Herói do Trabalho da República do Cazaquistão" por sua contribuição nos âmbitos econômico, social e desenvolvimento humano de seu país.

Um concerto da sinfonia número 3 de Sergei Rachmaninov protagonizou a segunda parte do concerto, sob a direção de Aidar Torybaev, que está à frente da orquestra desde 2007 e ofereceu um vibrante 'bis'.

Torybaev afirmou à Efe que trabalhar com músicos jovens "é difícil, mas também muito gratificante" e ressaltou a importância de ser fiel ao compositor e a sua obra.

Além disso, ele destacou a projeção para o Cazaquistão através da 'Eurasian Symphony Orchestra' e se disse "orgulhoso" por seu país "mostrar ao mundo" que é um dos que mais apostou há décadas na música clássica, assim como na ópera, no balé e no teatro, o que se reflete no investimento em infraestruturas e em formação de artistas.

A "Eurasian Symphony Orchestra of Kazakh National University of Arts" visitou várias cidades desde que foi criada, como Berlim, Viena, Praga, Budapeste, Londres, Paris, Viena, Moscou e São Petersburgo.

Entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, ela realizou um tour na Espanha com o programa 'Strauss Gala', que incluiu concertos no Palau de la Música de Barcelona e a Sala Manuel de Falla de Granada.

Por ocasião do III Festival Internacional de Jovens Orquestras, além do concerto inicial de hoje, os jovens cazaques vão se apresentar no próximo dia 31 no auditório de Teulada-Moraira e, nos dias 1º e 2 de agosto, participarão dos concertos de encerramento com as demais formações participantes.

Estes últimos recitais mistos serão dirigidos pelo diretor artístico do festival alicantino, Francisco Maestre, para simbolizar "a imagem ideal de unidade de culto e arte" dos jovens músicos.