Topo

Instituto Cervantes prevê aumento dos diplomas de espanhol

16/07/2015 14h24

Madri, 16 jul (EFE).- O Instituto Cervantes prevê que o número de interessados em obter o DELE, o título oficial que a instituição concede de proficiência de língua espanhola, cresça de maneira considerável com as novas leis de nacionalidade para sefarditas e para estrangeiros residentes na Espanha, disse nesta quinta-feira o secretário-geral da instituição, Rafael Rodríguez-Ponga, no encerramento de um curso especial realizado em El Escorial, em Madri.

De acordo com ele, esta expectativa se deve ao fato de entrar em vigor em outubro estas duas leis que darão ao Instituto Cervantes "novas funções" e concederão "um reconhecimento como nunca tinha tido antes, desde a lei de fundação de 1991".

Assim, aqueles que pretendem obter a nacionalidade espanhola, tanto sefarditas quanto estrangeiros residentes na Espanha, deverão conseguir o diploma de espanhol DELE, em nível A2 ou superior, para certificar seu nível de espanhol. Também será preciso fazer uma prova que demonstre "os conhecimentos da Constituição e da realidade sociocultural da Espanha", que será desenvolvida e aplicada pelo Instituto.

Para Rodríguez-Ponga, estas novas normas transformarão o Instituto Cervantes em "peça fundamental de um procedimento administrativo com consequências jurídicas para milhares de pessoas". E, por extensão, "beneficiarão" vários atores privados relacionados ao ensino do espanhol para estrangeiros: editoras, professores, universidades e outros centros docentes.

"A todos eles serão abertas novas oportunidades, o que fará com que os setores público e privado continuem colaborando".