Topo

Exposição que comemora 75 anos da Efe chega ao norte do México

10/07/2015 02h24

Monterrey (México), 9 jul (EFE).- A exposição "Efe, 75 anos em fotos", chegou nesta quinta-feira (data local) a Monterrey, capital do estado de Nuevo León, no norte do México, para reviver através de imagens grandes eventos da história moderna e, ao mesmo tempo, ressaltar os estreitos laços entre México e Espanha.

"Essa mostra retrata momentos-chave da história da Espanha, da América Latina e do mundo", ressaltou o diretor de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da empresa Fomento Econômico Mexicano (Femsa), Mauricio Reyes.

A exposição é patrocinada pelas companhias mexicanas Femsa e Cemex, a espanhola Aciona, além das entidades Nuevo León Unido, Conselho para a Cultura e as Artes de Nuevo León (Conarte) e o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta) do México.

O presidente da Conarte, Katzir Meza, ressaltou em seu discurso a relevância da Agência Efe, que definiu como "uma empresa comprometida com o mundo", uma visão semelhante a da entidade que preside.

"Fazer uma foto é parar um momento a respiração e disparar. É capturar para sempre o presente que em um segundo é passado", disse Meza, se referindo à Efe como uma "multiplicadora de histórias e conhecimentos".

As palavras se encaixam nos objetivos da exposição "Efe, 75 anos em fotos", que reúne importantes eventos da história moderna e é um reflexo de grandes temas da humanidade como a religião, os conflitos, os desastres meteorológicos, a política e o esporte.

Através das lentes dos fotógrafos da Efe, os visitantes podem relembrar a escolha do papa Francisco, os recentes distúrbios na Ucrânia, a morte do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, o devastador terremoto do Haiti, a visita de Evita Perón à Espanha e a vitória da seleção espanhola na Copa do Mundo de 2010.

A exposição, resultado de um árduo trabalho de seleção por ter sido necessário escolher em um arquivo de 13 milhões de imagens, não se esquece de momentos e personalidades mexicanas.

É o caso de uma fotografia do prêmio Nobel colombiano e mexicano por adoção Gabriel García Márquez em seu 87º aniversário, uma divertida imagem de Mario Moreno Cantinflas, durante uma gravação em Madri, ou uma aclamada visita do cantor Jorge Negrete à Espanha, que servem também para mostrar os estreitos laços entre os países.

O diretor da Efe no México, Raúl Cortés, enfatizou essa intensa e histórica relação bilateral através do exemplo do pensador, poeta e ensaísta Alfonso Reyes (1889-1959), nascido em Monterrey.

"Também não é casual que em um de seus discursos dom Felipe VI relembrasse da figura desse regiomontano universal que foi o grande Alfonso Reyes, presidente da Casa Espanha, mais tarde chamada Colégio do México", destacou Cortés, em referência à recente visita do monarca espanhol ao país.

O diretor também quis celebrar os 50 anos de "incessante trabalho" da Efe no México - que serão completados em 2016 e que a agência planeja festejar com um livro comemorativo - para levar "as não poucas notícias" do país ao resto do mundo.

Cortés destacou que um dos destaques da exposição, e prova do profissionalismo da agência, é a fotografia da fracassada tentativa golpista do coronel Antonio Tejero na Espanha, no dia 23 de fevereiro de 1981, que valeu o prêmio World Press Photo ao autor da imagem, Manuel Barriopedro.

Participou também da abertura da mostra, que será realizada até o dia 20 de setembro na Fototeca Nuevo León do Centro das Artes, no Parque Fundidora de Monterrey, o diretor de Comunicação e Marketing da Aciona no México, Antonio Atilano.

Estiveram igualmente presentes, além disso, o diretor do projeto Ventikas Parque Eólico da Aciona México, Ignacio Querol, vários diretores da Cemex e o coordenador de exposições do Conarte, Alberto Luna, que foi o mestre de cerimônias.