Artista argentino expõe no Rio quadros feitos em menos de 5 minutos
Depois de passar por Barcelona, Istambul, Rosário e Tucumán, a exposição "Desnudos con Espátula en 5 Minutos" será aberta ao público do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8), na Galeria Antonio Berni, espaço cultural do consulado argentino na capital fluminense.
A mostra, que ficará aberta até o dia 24 deste mês, é organizada pelo Consulado da Argentina e pelo Instituto Cervantes. De acordo com os organizadores, Néstor Rubé, um arquiteto argentino radicado em Barcelona desde 1976, vai explicar as 40 obras expostas durante a cerimônia de inauguração e fará uma demonstração da técnica que desenvolveu para usar acrílico, água e espátula, e, em poucos minutos, criar nus femininos.
A mostra inclui obras recentes do artista, que retratam corpos definidos em traços ágeis e certos, realizadas após poucos minutos de observação e execução.
"Quando a arquitetura deixou de ser meu sustento, comecei a desenhar corpos nus nas praias catalãs. Depois, testei grafite, giz e outras técnicas na Escola Massana, até que chegou o momento de descobrir o Círculo Artístico Sant Lluc. Foi onde encontrei os modelos que me serviram para desenhar e redesenhar mais de mil vezes até captar a essência da pose", conta Rubé no catálogo de apresentação da exposição.
O artista afirma que ele tenta expressar em suas obras o que cada corpo quer transmitir. "Alguns saem melhores do que outros, já que o resultado depende do estado em que a pessoa está e de como se coloca", esclarece.
Paradoxalmente, para ele, os melhores quadros são os que lhe exigiram menos tempo de trabalho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.