Entretenimento

Unesco inscreve Cidade Antiga de Sana na lista de patrimônios em perigo

02/07/2015 12h45

Berlim, 2 jul (EFE).- A Unesco inscreveu nesta quinta-feira a Cidade Antiga de Sana (Iêmen) na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo, perante os "sérios danos" que sofreu nos enfrentamentos entre os rebeldes houthis e as forças que apoiam o governo.

A decisão foi tomada durante a 39ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Bonn (Alemanha), onde também foi incluída nessa lista de lugares em perigo a Cidade Velha amuralhada de Shibam (Iêmen) e a antiga cidade iraquiana de Hatra.

No caso de Sana, capital do Iêmen, o Comitê denunciou que o bairro de Al Qasimi, situado perto do famoso jardim urbano de Miqshamat Al Qasimi, está seriamente afetado, enquanto a mesquita de al-Mahdi, do século XII, e as casas que rodeiam também apresentam danos consideráveis.

Em comunicado, o Comitê expressou "sua tristeza e sua inquietação frente às destruições que afetam uma cidade islâmica de grande importância histórica e patrimonial".

Sana, edificada em um vale situado a 2.200 metros de altura sobre o nível do mar, tem mais de 2,5 mil anos de história e foi nos séculos VII e VIII um importante centro de propagação da religião islâmica.

A parte antiga, com um legado de 103 mesquitas, 14 casas de banheiros públicos (hammam), seis mil casas construídas antes do século XI e suas emblemáticas casas-torre edificadas com terra embalada, foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial em 1986.

A Cidade Velha amuralhada de Shibam foi incluída no catálogos de lugares em perigo ao estar ameaçada também pelo conflito iemenita, situação que se une, segundo a Unesco, a antigos problemas de conservação e de gestão.

Na opinião do Comitê, deste modo será favorecida a mobilização internacional para proteger esta cidade amuralhada do século XVI, que é um dos mais antigos e melhores exemplos de planejamento urbanístico baseado no princípio da construção vertical.

Conhecida com o sobrenome de "Manhattan do deserto", a cidade foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial em 1982.

Ontem foi também incluída na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo o lugar iraquiano de Hatra perante a destruição do lugar pelas mãos de grupos armados

Vários membros do Comitê expressaram preocupação pela situação dos lugares Patrimônio da Humanidade iraquianos e reiteraram sua disposição a ajudar o país quando a situação permitir.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo