Topo

Modelo causa polêmica com cartaz contra Merkel na semana de Moda de Paris

25/06/2015 15h49

Mercedes Álvarez San Román.

Paris, 25 jun (EFE).- Aves orientais revoaram nesta quinta-feira nas criações de primavera-verão da Louis Vuitton, na Semana da Moda Masculina de Paris, na qual um modelo da Rick Owens levantou um cartaz na qual se pedia a morte da chanceler alemã, Angela Merkel.

"Please Kill Angela Merkel" ("Matem Angela Merkel, por favor"), seguido de "Not" ("Não"), uma ironia em dois tempos, foi a mensagem que o modelo desfraldou no desfile da grife Rick Owens.

O estilista americano rapidamente se distanciou da ação e disse ter sido uma represália de seu colaborador, como explicou à revista "Women's Wear Daily".

"Está louco, é um canalha este maldito modelo, dei um soco nele assim que voltou", afirmou Owens, que revolucionou as redes sociais temporada passada com aberturas que deixavam os genitais masculinos descobertos.

Não é a primeira vez que a passarela de Paris é palco de atos deste tipo. Um dos mais recentes foi protagonizado por duas ativistas da Femen no desfile de Nina Ricci em setembro de 2013, invadido por elas com mensagens no tronco como "Fashion ditacterror" (algo como "Moda ditadura de terror").

No plano artístico, o dia mostrou uma grande paleta de possibilidades, desde as recompostas e voluminosas túnicas de Rick Owens até as jaquetas urbanas de seda de Louis Vuitton.

As peças de Kim Jones, diretor da linha masculina da grife que pertence ao grupo LVMH, poderiam ser disco por seus reflexos, jovem por seus cortes, e exóticas pelos bordados de aves e motivos vegetais.

Com um sabor retrô, a Louis Vuitton combinou ideias e técnicas do sudeste asiático com os códigos ocidentais para defender o contraste do azul marinho e do vermelho, com camisas amplas e calças curtos larguinhas.