Topo

Misty Copeland se torna primeira "cisne" negra do Met de Nova York

24/06/2015 16h23

Nova York, 24 jun (EFE).- A bailarina Misty Copeland interpretou nesta quarta-feira a protagonista do balé "O lago dos cisnes", pelo American Ballet Theatre (ABT), e se tornou a primeira afro-americana a conseguir o papel principal na história da ópera metropolitana de Nova York.

Em uma apresentação matinal com todos os ingressos esgotados e em meio a uma grande campanha midiática, Copeland realizou seu sonho de interpretar o duplo papel de Odette/Odile, o cisne branco e o cisne negro do balé de Tchaikovsky.

Ela já tinha se apresentado na Austrália durante a tour internacional da companhia e também para o Washington Ballet em abril, mas hoje estreou na principal ópera de Nova York, o Met, casa do ABT, companhia em que é solista desde 2007.

Além disso, com este papel (junto com o de protagonista em "Romeu e Julieta", que representou na semana passada) está muito perto de ser promovida a primeira bailarina, a máxima posição de uma artista em uma companhia.

Sua façanha foi retratada em sua autobiografia "Life in motion" e em um documentário apresentado no último festival de Tribeca, "A Ballerina's Decepe".

Também não faltou quem tenha tachado este movimento da companhia de oportunista, que estava há mais de duas décadas sem ter uma solista negra e que, para muitos, teria aplicado a discriminação positiva.

Nascida em Kansas City, no Missouri, em 1982 e criada na Califórnia, Copeland tem ascendência negra, alemã e italiana, o que suavizou notavelmente a cor de sua pele.

Ela começou a dançar relativamente tarde, com 13 anos, e se formou na Escola de Balé de San Francisco. Sua grande ídola era a dançarina argentina Paloma Herrera, agora sua colega de companhia e cuja aposentadoria, curiosamente, poderia abrir espaço para Copeland no quadro de primeiras bailarinas.