Entretenimento

China irá restaurar parte mais antiga da Grande Muralha

24/06/2015 10h45

Pequim, 24 jun (EFE).- O governo chinês anunciou nesta quarta-feira um projeto para restaurar a parte mais antiga da Grande Muralha, construída entre os séculos VIII e V a.C. e situada na província litorânea de Shandong.

Os trabalhos serão feitos em 18 trechos, com uma extensão conjunta de 61 quilômetros, e terão um orçamento de 208 milhões de iuanes (R$ 104.621.400), explicou o diretor da administração de patrimônio cultural de Shandong, Xie Zhixiu, citado pela agência oficial "Xinhua".

A Grande Muralha, um principais pontos turísticos da China e que foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1987, apresentava graves problemas de conservação nesses pedaços devido à erosão e à proximidade de obras e minas. Junto à restauração, o governo de Shandong empreenderá antes do fim do ano uma iniciativa para proteger o entorno do monumento.

O muro de Shandong é a parte mais antiga da famosa construção defensiva chinesa e suas origens são, inclusive, anteriores as do restante do que hoje se conhece como Grande Muralha da China.

Acredita-se que este trecho tenha sido erguido entre os anos 770 a.C. e 476 a.C. no que então era o estado de Qi e entre o que hoje são as cidades de Jinan e Qingdao. Em 2009, um estudo concluiu que a Grande Muralha tem 8.850 quilômetros de comprimento, sendo a mais longa estrutura já construída pelo homem.

Ela começou a ser erguida em 215 a.C. pelo imperador Qin Shihuang para proteger a região da invasão de nômades do norte. Em 2007, a Grande Muralha foi eleita como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo