Aquarelas e desenhos de Hitler são leiloados por 391 mil euros na Alemanha
Uma casa de leilões de Nuremberg, no sul da Alemanha, arrecadou neste sábado (20) um total de 391 mil euros com o leilão de 14 aquarelas e desenhos atribuídos ao ditador alemão Adolf Hitler.
Entre as obras leiloadas, pintadas entre 1904 e 1922, havia motivos florais, vistas de Praga e Viena e o retrato de uma menina, todas assinadas com o nome "A. Hitler".
A obra mais cara, vendida por 100 mil euros, foi uma aquarela com uma vista do castelo alemão de Neuschwachstein que deu de presente de aniversário para o empresário Otto von Steinbeins.
Segundo fontes da casa de leilões citadas pela imprensa local, a pintura foi parar junto com outras sete obras com um comprador localizado na China e que contava com um representante na sala.
Os outros compradores, procedentes de Estados Unidos, França, Arábia Saudita, Alemanha e até mesmo Brasil, fizeram suas ofertas por telefone.
O leilão, como outros anteriores de pinturas de Hitler, esteve rodeado de polêmica na Alemanha, onde as obras do ditador podem ser vendidas sempre que nelas não apareçam símbolos nazistas.
A mesma casa de leilões vendeu no último mês de novembro uma aquarela pintada por Hitler por 130 mil euros, um elevado preço que se relacionou com o fato de que se conservava a fatura original de 1916, quando o quadro foi adquirido em uma galeria de Munique.
Hitler tentou dedicar-se à pintura antes da política e quis estudar na Academia de Belas Artes de Viena, que lhe rejeitou por duas vezes.
Os especialistas estimam que ele pode ter realizado entre 2.000 e 3.000 obras, entre desenhos, aquarelas e azeites.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.