Entretenimento

Wikipédia destaca "honra incrível" de receber Prêmio Princesa das Astúrias

17/06/2015 16h38

Washington, 17 jun (EFE).- A enciclopédia digital Wikipédia destacou nesta quarta-feira a "honra incrível" que representa receber o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional 2015, uma premiação à essência de sua existência e que será usada para explorar novas "oportunidades" sobre o acesso livre à informação em espanhol.

"A cooperação é o núcleo do que somos", ressaltou à Agência Efe Katherine Maher, chefe de comunicações da Fundação Wikimedia, que dirige e administra, desde 2003, a Wikipédia em San Francisco, nos Estados Unidos.

Para ela, foi "uma grande surpresa" acordar hoje com a notícia de que o júri avaliou o portal como "exemplo de cooperação internacional, democrático, aberto e participativo", com mais de 37 milhões de artigos escritos em 288 idiomas por voluntários de todo o mundo.

"Estamos realmente emocionados por este incrível reconhecimento", disse Katherine sobre a "honra" que é para a Wikipédia se juntar a organizações que receberam o prêmio anteriormente.

Criada em 2001 pelo empresário americano Jimmy Wales com a ajuda do filósofo Larry Sanger, a enciclopédia digital alcança 500 milhões de visitantes únicos ao mês e está entre as dez páginas mais acessadas da internet.

Para Katherine, o "segredo" do sucesso "é que todo o mundo usa e todo o mundo é parte dela".

"A Wikipédia não pertence à Fundação nem a uma companhia, pertence às pessoas que acreditam nela. Pertence ao mundo", acrescentou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo