Topo

Agência Efe inaugura exposição de fotos sobre a Copa América no Chile

10/06/2015 00h06

Santiago do Chile, 9 jun (EFE).- Personalidades de destaque compareceram na noite desta terça-feira na inauguração de uma mostra de fotografias das últimas edições da Copa América que a Agência Efe instalou em frente ao Palácio de la Moneda, a sede do governo chileno em Santiago.

A exposição "O futebol na América. A paixão que nos une", permanecerá em exibição até o próximo dia 4 de julho, data da final do torneio continental que reúne as 12 melhores seleções de futebol do continente.

Estiveram presentes na exposição a Conselheira de Cultura da Embaixada da Espanha, María Eugenia Menéndez, a Conselheira de Informação da mesma sede diplomática, Ana de Miguel e o Ministro Conselheiro da Embaixada do Peru, Alejandro Neyra.

Também compareceram à cerimônia os representantes da empresa de infraestrutura e serviços Sacyr, que patrocina a exposição; Fernando Reyes Mata, diretor do Centro Latino-americano de Estudos sobre a China e Pedro Damián, diretor da Efe para o Cone Sul.

Damián, que foi o encarregado de abrir a mostra fotográfica, disse que "esta exposição recolhe evidências e momentos singulares do futebol latino-americano através das Copas Américas do Século XXI, nas quais ocorreram jogadas maravilhosas e muitos e famosos gols foram marcados".

Pedro Damián lembrou que a Efe representa a combinação perfeita do fenômeno da comunicação com o esporte, que se reflete em cerca de 500 notícias esportivas elaboradas pela agência por dia, além de mais de uma centena de fotografias e dezenas de vídeos, infográficos e outros produtos específicos para dispositivos móveis.

As imagens da mostra permanecerão expostas até o último dia da Copa América 2015 na Praça da Constituição da capital chilena, em frente ao lado norte do Palácio de la Moneda, sede do Executivo e a poucos passos do monumento ao ex-presidente Salvador Allende.

O público poderá apreciar fotografias de vários craques que passaram pelos gramados sul-americanos como os argentinos Lionel Messi e Gabriel Batistuta, os brasileiros Neymar e Robinho, os uruguaios Diego Forlán e Diego Lugano, os chilenos Alexis Sánchez e Jorge Valdivia, e muitas outras estrelas do futebol do continente.

O ex-jogador Humberto "Chita" Cruz, que fez parte da seleção chilena na Copa do Mundo de 1962, se mostrou emocionado com as imagens que pôde ver no breve percurso feito pelos convidados para a cerimônia.

"Acho que isto é uma das coisas ótimas da Agência Efe, montar uma exposição como esta, que poucas vezes se viu aqui no Chile. Eu te digo que pela primeira vez na história se vê uma exposição (deste tipo) em Santiago", disse Cruz em declarações à Efe.

"Tomara que continuem com outros campeonatos, outros sul-americanos, outro Mundial, qualquer coisa, que voltemos a ver uma exposição como esta em Santiago do Chile", disse.