Topo

Entretenimento

Arquiteto mexicano recebe em Moscou maior prêmio mundial para paisagistas

09/06/2015 16h14

Moscou, 9 jun (EFE).- O mexicano Mario Schjetnan recebeu em Moscou o prêmio Internacional "Sir Geoffrey Jellicoe Award 2015", o maior prêmio para arquitetos de paisagismo, informaram fontes diplomáticas à Agência Efe.

Entregue pela Federação Internacional de Arquitetos de Paisagem (International Federation of Landscape Architects, IFLA), Schjetnan recebeu o prêmio a bordo do navio Radisson-Scarlet, enquanto ele passava pelas águas do rio Moskova.

Essa distinção é a mais importante que um arquiteto paisagista pode receber em vida, "por suas conquistas de toda a vida e suas contribuições únicas, que tiveram efeito durável na melhoria da vida, da sociedade e do meio ambiente", reza o prêmio.

Esta é a primeira vez que o prêmio é dado a um arquiteto latino-americano.

Schjetnan, que nasceu na cidade do México em 1945, estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma de sua cidade natal e se especializou em Paisagem e Urbanismo na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Sócio-fundador e diretor do Grupo de Design Urbano desde 1977, entre suas obras mais destacadas estão o Parque Ecológico de Xochimilco; o Centro Médico Nacional Século XXI; Union Point Park em Oakland e a reabilitação do Bosque de Chapultepec.

Schjetnan foi professor na UNAM e na Universidade Ibero-Americana no México, e em Harvard, Virgínia, Berkeley, Texas e Arizona.

Além disso, é fundador da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México, e membro de número da Academia de Artes mexicana.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento