Entretenimento

Companhia mexicana abre festival de teatro Cena Brasil Internacional

02/06/2015 21h32

Rio de Janeiro, 2 jun (EFE).- O monólogo "Monserrat", da companhia mexicana Lagartijas Tiradas al Sol, abre amanhã, quarta-feira, no Rio de Janeiro a quarta edição do festival de teatro Cena Brasil Internacional, que este ano também contará com a participação de grupos de Japão, China e Suíça.

A companhia mexicana, um coletivo de atores nascido em 2003 e dirigido por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez, também apresentará no festival a obra "Derreterei com um fósforo a neve de um vulcão", informaram nesta terça-feira a organização do evento.

"Monserrat", monólogo escrito, dirigido e interpretado por Rodríguez, é inédita no Brasil, já a outra obra do grupo mexicano é conhecida pelo público de São Paulo.

A quarta edição do festival de artes cênicas carioca, idealizado pelo diretor Sérgio Saboya, acontece entre 3 e 14 de junho na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio de Janeiro. A programação inclui quatro companhias brasileiras e quatro estrangeiras

O festival também tem como atração o Dispositivo Móvel Ohno, uma instalação nipo-brasileira montada na rotunda do CCBB para homenagear o trabalho do coreógrafo e dançarino japonês Kazuo Onho, e com uma série de oficinas, seminários e conferências com artistas brasileiros e estrangeiros.

"Desde sua primeira edição o festival serviu como uma oportunidade para que os artistas brasileiros e estrangeiros compartilhassem seus processos criativos e artísticos", explicou Saboya.

As outras companhias estrangeiras este ano são a chinesa Meng Jinghui Studio, que apresentará "The maids"; a japonesa Ko Murobushi, com duas coreografias inspiradas na obra do fundador da dança butô, e a suíça Gardi Hutter, que encenará no Rio de Janeiro "A costureira".

As companhias brasileiras convidadas este ano são a carioca "Os Dezequilibrados", que montará a inédita "Beije-me como nos livros", e as paulistas "Razões Inversas", que apresentará a trilogia "Anatomia Comparada", "Lusco-Fusco" e "Empório de Teatro Sortido".

Em "Moserrat", Rodríguez aborda sua própria história para tentar entender o desaparecimento de sua mãe, há 20 anos, ao descobrir que ela não tinha morrido, como acreditou por toda sua vida, mas que tinha o abandonado sem nenhuma explicação.

Em "Derretiré con un Cerillo la Nieve de un Volcán" é a 11ª montagem de Lagartijas Tiradas al Sol, um grupo que procura refletir sobre as novas dinâmicas da cultura mexicana contemporânea. A obra revisa a história do México sob a sombra do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo