Topo

Chelsea Clinton lançará livro para inspirar jovens a mudar o mundo

20/05/2015 20h36

Nova York, 20 mai (EFE).- Chelsea Clinton, a filha de Bill e Hillary Clinton, publicará dia 15 de setembro o livro "It's your world", em que pretende inspirar toda uma geração de jovens entre 10 e 14 anos a mudar o mundo, informou a editora Penguin nesta quarta-feira.

"It's your world. Get informed, get inspired & get going" (É seu mundo. Se informe, se inspire e vá em frente) é o título completo de um livro que combina dados, listas, fotografias e histórias de superação que pretendem estimular os mais jovens a lutar por seus ideais e seus sonhos.

"Minha esperança é que este livro os ensine que podem começar a fazer diferença nos temas que são importantes para eles à sua maneira, com sua família, sua comunidade e nosso mundo", escreveu Chelsea em carta aberta a seus futuros leitores publicada no site da editora.

Chelsea Clinton, filha de um ex-presidente dos Estados Unidos e de uma das mais fortes candidatas a representar o Partido Democrata nas próximas eleições gerais, trabalhou com temas de compromisso social e político na fundação que leva seu sobrenome.

Por isso também fala em seu livro de assuntos como pobreza, acesso à educação, igualdade de gênero e mudança climática.

"Em 'It's our world' exploro o que acredito que são os desafios mais importantes que nosso mundo enfrenta hoje, especialmente para as crianças, e compartilho histórias de crianças e adolescentes inspiradores (e também alguns adultos) que estão fazendo coisas alucinantes para ajudar as pessoas e o nosso planeta para ter um futuro melhor e mais luminoso", garantiu a autora.

Sua carta começa com sua própria história, ao lembrar que na escola primária decidiu conscientizar sua família e vizinhos sobre a importância de não jogar fora os aros de plástico que unem as latas de refrigerantes em fardos.

"Tinha aprendido em um livro - '50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra' - que me ensinou muitas coisas, mas principalmente que nunca é jovem demais para fazer diferença", assegurou Chelsea, que foi mãe pela primeira vez em setembro.

"Mais de duas décadas depois, continuo sentindo o mesmo. Quero fazer o que me cabe para fazer a diferença e por isso escrevi este livro", concluiu.

Chelsea Clinton nasceu em 1980 em Arkansas, se graduou em História na Universidade de Stanford (Califórnia) e fez um mestrado em Relações Internacionais em Oxford (Inglaterra).