Topo

Wikipedia concorre ao Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicação

19/05/2015 13h41

Oviedo (Espanha), 19 mai (EFE).- O fotógrafo americano de guerra James Nachtwey e a Wikipedia - a enciclopédia de conteúdo livre de internet -, são alguns dos candidatos ao Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicação e Humanidades, que será distribuído na quarta-feira.

Entre os candidatos de 15 países que concorrem ao prêmio também figuram a revista satírica francesa Charlie Hebdo, que em janeiro sofreu um atentado jihadista no qual morreram 12 pessoas, e o Guia Michelin.

O grupo argentino de músicos e humoristas Les Luthiers e o criador da série "The West Wing", Aaron Sorkin, também concorrem, além do filósofo espanhol Emilio Lledó, do português Eduardo Lourenço e do historiador Felipe Fernández Armesto.

O sociólogo espanhol Manuel Castells também está na lista de concorrentes, assim como o diretor de cinema chinês Zang Yimou, que constra entre os 28 candidatos de 15 países.

No ano passado, este prêmio foi dado ao argentino Joaquín Salvador "Quino", criador de "Mafalda", e no anterior à fotógrafa Annie Leibovitz.

O prêmio de Comunicação e Humanidades foi concedido, entre outros a Shigeru Miyamoto, à The Royal Society, aos jornais El País, El Espectador e El Tiempo, à Agência Efe, à "CNN" e a Umberto Eco, entre outros.

O prêmio é dotado com uma escultura desenhada por Joan Miró -símbolo representativo-, assim como por 50 mil euros em dinheiro.

O prêmio de Comunicação e Humanidades é concedido àqueles "cujo trabalho de criação e investigação no conjunto de atividades humanísticas e no relacionado com os meios de comunicação social, no marco das ciências e disciplinas contempladas por ambas atividades, represente uma contribuição relevante à cultura universal".