Topo

Morre aos 69 anos Rutger Gunnarsson, baixista do ABBA

08/05/2015 16h35

Copenhague, 8 mai (EFE).- O músico e produtor sueco Rutger Gunnarsson, baixista em todos os discos do quarteto ABBA, morreu aos 69 anos, informou nesta sexta-feira a gravadora Universal Music.

A morte aconteceu de forma de repentina em sua casa em Estocolmo, segundo um comunicado, no qual não se especifica a causa do falecimento.

Gunnarsson começou sua carreira musical na banda Hootenanny Singers, na qual trabalhou com Björn Ulvaeus, que mais tarde formaria o ABBA com Benny Andersson, Frida Lyngstad e Agnetha Fältskog.

O baixo de Gunnarsson pode ser ouvido em todos os discos da banda sueca mais popular da história, com a qual tocou também durante suas turnês na década em que esteve ativa (1972-1982).

Durante sua longa carreira o músico colaborou de forma estreita com Ulvaeus e Andersson em outros projetos, além de com outros músicos suecos, e também atuou como arranjador para astros como Celine Dion e Elton John.

Gunnarsson também produziu artistas suecos e estrangeiros e participou de vários musicais como "Chess", "Rhapsody in rock" e "Mamma Mia!".