Topo

Pop Art de Andy Warhol ganha as telas da Times Square, em Nova York

Donyale Luna, primeira negra a ser capa da "Vogue", em retrato da série "Screen Tests" - The Andy Warhol Museum/Divulgação
Donyale Luna, primeira negra a ser capa da "Vogue", em retrato da série "Screen Tests" Imagem: The Andy Warhol Museum/Divulgação

Anna Buj

Nova York (EUA)

01/05/2015 18h02

Um casal perfeito, formado pelo ícone da Pop Art, Andy Warhol, e a meca da sociedade capitalista, Times Square, será formado a partir desta meia-noite na famosa praça nova-iorquina, que ficará ainda mais repleta da manifestação plástica da cultura do consumo.

Diferentes telas da Times Square projetarão a cada noite de maio, às 23h57 (horário local), dez "retratos cinematográficos" em preto e branco, os "Screen Tests" que o artista fez entre 1963 e 1966 de populares nova-iorquinos da época, como Bob Dylan e Lou Reed, ou do poeta da geração "beat" Allen Ginsberg.

"Andy Warhol é um ícone e um indivíduo muito importante para Nova York, mas também é relevante por sua relação com a comercialização e com colaborações com outras marcas, o que nos remete à praça e a sua incrível paisagem comercial" disse à Agência EFE Sherry Dobbin, diretora do departamento de artes da Times Square.

Embora a face cinematográfica seja a mais desconhecida de Andy Warhol, durante alguns anos na década de 60 ela foi uma parte central de sua oficina no centro de Manhattan, mais conhecida como "The Factory", um ponto de encontro da alta sociedade nova-iorquina, de artistas, músicos, atores e outras personalidades.

"Foi quando a 'Factory' começou a se tornar um lugar de festas, e definitivamente o lugar para se deixar cair. Havia gente muito variada, um incrível caleidoscópio de personalidades e de possibilidades artísticas, porque Andy nunca conseguia dizer não para ninguém. Devia ser um lugar fascinante", narrou Greg Pierce, um dos curadores do departamento de cinema no museu Andy Warhol em Pittsburgh, na Pensilvânia.

A "fábrica prateada" também era o local onde um dos principais nomes da arte do século XX realizava seus inovadores retratos cinematográficos com uma câmera de 16 mm. Fez quase 500 curtas com amigos, artistas e celebridades, que chamou de "Screen Tests" e aos quais acrescentou seu "toque Warhol": a câmera lenta.

Apesar de ter rodado os filmes na velocidade padrão de 24 quadros por segundo, o artista especificou que suas obras deveriam ser projetadas a uma velocidade menor, de 16 quadros por segundo, semelhante à usada nos filmes mudos.

"Bob Dylan só passou uma vez, tirou seis minutos de retratos e se foi, mas a história é divertida. Antes de sair, pegou uma das pinturas mais antigas e disse: 'vocês me retrataram, eu agora pegarei um destes para minhas viagens", lembrou Pierce.

O cantor de "Blowin' in the Wind" aparece sentado, casualmente e sem se movimentar. Lou Reed come uma maçã. Sua trágica musa, Edie Sedgwick, foge, desconfortável, com o olhar. E a modelo Donyale Luna, primeira negra a ocupar a capa da "Vogue", trata a câmera como um espelho.

"Warhol brinca com a ideia de que quando os atores pedem para fazer um teste de tela, muitas vezes devem interpretar um momento realmente dramático. Quando ele fazia o 'Screen Test', pedia ao personagem que ficasse quieto e que fosse ele mesmo, por isso vemos gente tentando não atuar, é algo muito diferente", explicou Dobbin.

Assim, celebridades acostumadas a controlar meticulosamente a visão que transmitem para a opinião pública estavam desamparadas em frente a uma desafiadora lente. O que era confortável para alguns, mas terrivelmente angustiante para outros.

"Os testes capturam o raro, divertido e às vezes temeroso momento que experimentamos quando a câmera está ligada e temos a simples instrução de sermos nós mesmos", afirmou Dobbin.

Entre os mais incomodados está Allen Ginsberg, que também tinha aparecido em "Couch" (1964), um filme rodado na "Factory" com outras superestrelas de Warhol, como o poeta Gregory Corso e o escritor Jack Kerouac.

O projeto que agora leva Wahrol para a Times Square faz parte da "Midnight Moment", uma apresentação mensal idealizada pela coordenação da Times Square (TSAC) e da Times Square Arts que já contou com a participação de outros artistas célebres como Björk e Yoko Ono.

A maioria dos "Screen Tests" já foi projetada no museu de Warhol em sua cidade natal ou em exposições pontuais como a dedicada a ele pelo Moma em 2010, mas esta é a primeira vez que serão vistas conjuntamente e em alta definição.