Entretenimento

Padrón lança primeiro livro de poesia espanhola publicado em língua cazaque

30/04/2015 15h18

Astana, 30 abr (EFE).- Obra do poeta Justo Jorge Padrón, "Os círculos do inferno" é o primeiro livro de poesia espanhola publicado em língua cazaque, segundo afirmou nesta quinta-feira o embaixador da Espanha no Cazaquistão, Pedro Larrotcha, durante a apresentação do volume na Universidade Nacional Euroasiática L. N. Gumilyov.

Diante de poetas e representantes acadêmicos, Padrón afirmou que a dor, "quando não mata ou destrói, vivifica, ilumina e nos torna mais profundos".

O autor afirma que a dor o ensinou "a buscar no inconsciente, a descer pelo abismo através da escada de instinto para encontrar a luz, embora seu preço fosse perigoso".

Publicado pela primeira vez em 1976, "Os círculos do inferno" já foi traduzido em mais de 40 idiomas e recebeu 70 prêmios ou homenagens.

A obra recebeu o Prêmio Fastenrath de Melhor Livro de Poesia do Quinquênio 1973-1977, título que apenas o poeta espanhol Federico García Lorca havia recebido anteriormente.

A tradução foi feita pela poeta cazaque e doutora em filologia francesa Tanakoz Tolkynkyzy, que "trabalhou o texto do francês ao cazaque e foi auxiliada por poetas que dominavam o espanhol", explicou o autor.

Padrón se encarregará de recopilar a obra de outros colegas cazaques para que também possam ser lidas em espanhol.

A tradução de "Os círculos do inferno" foi financiada pela embaixada da Espanha em Astana, cujo embaixador, em parceria com o reitor da Universidade Gumilyov, Erlan Sydykov, inaugurou recentemente o centro de língua espanhola "Ruiz González de Clavijo" EFE

kk/vnm

(foto)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo