Topo

"Star Wars" mostra sua força em convenção na Califórnia

16/04/2015 20h44

Fernando Mexía.

Anaheim (EUA.), 16 abr (EFE).- A 10ª convenção para fanáticos por "Star Wars", conhecida como "Star Wars Celebration", começou nesta quinta-feira em Anaheim, no sul da Califórnia, onde foi exibido um teaser do próximo filme da saga.

A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, sucessora de Lucas à frente da companhia, e o diretor J.J. Abrams revelaram o segundo "teaser" de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força", que será lançado em dezembro.

O breve vídeo mostra o corpo do vilão Darth Vader enquanto se ouve a voz de Luke Skywalker (Mark Hamill) falando sobre como a Força passou de geração em geração em sua família.

Nos últimos instantes da montagem, o ator Harrison Ford reaparece caracterizado como Han Solo e acompanhado do personagem Chewbacca, e diz que voltaram para casa.

"Nessa última cena comecei a chorar", disse à Agência Efe Dan García, um fã incondicional de "Star Wars" desde que tinha cinco anos e que saiu do Arizona para ir ao evento com sua esposa.

García disse se sentir de novo como uma criança, entusiasmo partilhado pelas milhares de pessoas presentes. Alguns deles chegaram a passar a noite na fila para garantir um assento no auditório onde Kennedy e Abrams estiveram acompanhados por parte do elenco do sétimo filme de "Star Wars".

As palmas foram tantas que a organização exibiu o vídeo duas vezes seguidas, para delírio da plateia.

Abrams, fã confesso de "Star Wars" que já chegou a se fantasiar de Jaba no Halloween, explicou que, apesar de suas reservas iniciais em aceitar a dirigir "O Despertar da Força", está longe de ter se arrependido da decisão.

"Embora haja momentos de puro horror (pela responsabilidade que representa), a realidade é que nunca me senti tão bem em minha vida. A oportunidade compensa o risco", comentou Abrams, que admitiu que o filme pode não agradar "a todo o mundo".

O diretor de "Star Trek" e criador da série "Lost" disse que tentou manter o espírito da trilogia inicial, com o uso de cenários reais sempre que era possível em vez de cromaquis, e apresentou um novo planeta do universo "Star Wars", Jakku.

Esse lugar desértico, ambientado nos Emirados Árabes Unidos, é onde os espectadores encontrarão com os novos personagens da coletora Rey (Daisy Ridley) e o soldado Finn (John Boyega), cujo destino terminará ligado ao do piloto Poe Dameron (Oscar Isaac).

Ridley, Boyega e Isaac contaram não acreditarem que conquistaram seus papéis nesta produção, e Boyega contou sua caça a autógrafos na filmagem, especialmente sua experiência com Harrison Ford, que estranhou o pedido do jovem ator.

Ford, convalescente de um acidente com seu planador, não participou da convenção, embora Kennedy tenha confirmado que ele estará na promoção do filme no final do ano.

Estiveram presentes no centro de convenções, que fica ao lado da Disneylândia, os veteranos Carrie Fisher (Pricesa Leia), Mark Hamill (Luke Skywalker), Anthony Daniels (3-3PO) e Peter Mayhew (Chewbacca), todos eles do elenco dos três primeiros filmes de "Star Wars", e eles não disfarçaram a emoção de estar frente a frente com seus fãs.

"Como está mudando a administração, a direção, não é a mesma equipe, pois talvez refresca a história, eu penso que sim, pode ser uma melhora", comentou Rubén Delgadillo, parte do fã-clube mexicano Endor System.

"O importante é ver como vão conectar (aos antigos personagens) no novo filme. Imagino como uma despedida", acrescentou seu colega Jorge Morales, veteranos destas celebrações de "Star Wars".

Também foram apresentados no evento as novas roupas dos soldados galácticos e o novo robô da saga, BB8.