Topo

Descoberta cervejaria de 5 mil anos em Tel Aviv

29/03/2015 07h04

Jerusalém, 29 mar (EFE).- Escavações no centro de Tel Aviv mostraram 17 poços que serviram para o armazenamento da produção agrícola e para a fabricação de cerveja há cinco mil anos, informou neste domingo o arqueólogo Diego Barkan, da Direção de Antiguidades de Israel.

"Entre as centenas de fragmentos de cerâmica típicos da população da região, descobrimos também vários fragmentos de grandes vasilhas de estilo egípcio que serviam para fabricar cerveja", disse Barkan.

O arqueólogo acrescentou que objetos semelhantes já tinha sido descobertos mais ao sul, em Ein Habesor, na parte ocidental do deserto do Neguev.

"Este é o primeiro testemunho que temos de que os egípcios se assentaram na região de Tel Aviv", explicou o investigador sobre a importância da descoberta.

Até agora não se sabia que os egípcios tinham chegado tão ao norte na primeira Idade de Bronze, entre 3.500 e 3.000 a.C., embora se soubesse de um assentamento de povos locais.

As vasilhas egípcias eram fabricadas com palha ou qualquer outro material orgânico para fortalecer a estrutura, uma técnica que não era conhecida pelos moradores dali.

A cerveja era um tipo de "bebida nacional" no Egito em tempos antigos, de consumo tão comum como o pão.

Ela era fabricava à base de uma mistura de cevada e água parcialmente cozida e depois deixada ao sol até fermentar.

Os egípcios agregavam a esta bebida todo tipo de concentrados de fruta para tornar o sabor mais agradável, e depois a filtravam em vasilhas como as achadas em Tel Aviv.

"Agora sabemos que os egípcios sabiam desfrutar de um copo de cerveja tanto como os telavivenses de hoje. Parece que faz já milhares de anos que Tel Aviv era a cidade que nunca dorme", concluiu Barak com humor sobre a cidade, fundada a apenas cem anos. EFE

elb/cd

(foto)