Entretenimento

Unesco lança campanha no Iraque para defender patrimônio cultural

28/03/2015 19h12

Bagdá, 28 mar (EFE).- A diretora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, apresentou neste sábado na Universidade de Bagdá uma campanha que usará as redes sociais para resistir "a propaganda de limpeza cultural e destruição do patrimônio cultural" dos grupos extremistas.

Com o título #Unite4Heritage, a iniciativa procura apoiar à juventude iraquiana e mobilizar pessoas de todo o mundo para proteger o patrimônio, conforme um comunicado da organização.

Perante estudantes e responsáveis governamentais, Irina afirmou que a "mensagem é clara": "Não aceitamos a limpeza cultural e permaneceremos unidos para fazer o que for possível para detê-la", ressaltou.

"No Iraque e em toda a região, os extremistas violentos estão orquestrando uma campanha abominável de limpeza cultural. Buscam dividir às sociedades, semear ódio e impor visões rígidas e sectárias através da violência e a opressão", disse ela em seu discurso.

Em sua opinião, a estas ações é preciso responder de forma unificada e garantindo que "o patrimônio cultural é o bem comum de toda a humanidade".

#Unite4Heritage tem início depois que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) destruiu o museu da cidade de Mossul e vários sítios arqueológicos, como o de Nimrud e o de Hatra.

Com esse movimento, a Unesco pretende que as pessoas, e muito especialmente os jovens da região árabe, enviem fotos e escrevam textos sobre os patrimônios que mais gostam.

Durante sua visita a Bagdá, a responsável da Unesco se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, e o presidente do parlamento, Salim al Jabouri.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo