Entretenimento

Onda de jazz inunda São Paulo como alternativa ao rock do Lollapalooza

25/03/2015 20h19

Daniel Muñoz.

São Paulo, 25 mar (EFE).- Enquanto São Paulo se prepara para receber neste fim de semana a quarta edição brasileiras do festival Lollapalooza, a cidade também é inundada por jazz de "alto calibre" com dois festivais internacionais, que trazem ao país nomes como Wynton Marsalis.

A partir de sexta-feira, o Auditório de Ibirapuera dará as boas-vindas à 30ª edição do Brasiljazzfest, que está com a bilheteria esgotada.

No domingo, na noite de fechamento da edição, que celebra três décadas do jazz de "alto calibre" no Brasil, o americano Marsalis e a Jazz at Lincoln Center Orchestra se apresentarão para 15 mil pessoas em um show gratuito de encerramento no espaço aberto do auditório.

Marsalis e sua orquestra são conhecidos também no mundo do blues pelo álbum gravado em 2011 com Eric Clapton, que faz aniversário dia 30, em uma excursão do jazz a outros gêneros musicais.

A lista de músicos do festival é completada pelo grupo brasileiro André Mehmari Trio, pela banda norueguesa Tord Gustavsen Trio, os porto-riquenhos Miguel Zenón Quartet e os americanos The Cookers.

Na quinta-feira, um dia antes do Brasiljazzfest, no Sesc Pompeia e na cidade de São José dos Campos, começa a quinta edição brasileira do Nublu Jazz Festival, que incorpora também representantes de soul, rap, hip-hop e blues.

O músico americano Brian Jackson se apresentará pela primeira vez no Brasil, na sexta-feira, ao lado do grupo Zulumbi, abrindo para a banda australiana Hiatus Kaiyote, já indicada ao Grammy.

O grupo sueco-turco Ilhan Ersahin's Istanbul Sessions - criadores do festival, o francês de Erik Truffaz, e a banda americana James Farm também são atrações.

Outros artistas do Nublu Jazz Festival, que acontece até domingo nas duas cidades, são o músico americano Chris Dave e o britânico Tricky, que mistura ritmos como hip-hop, house, jazz, blues, rock e reggae.

Além dos dois festivais, algumas casas especializadas em jazz em São Paulo aproveitaram a "temporada" para programar apresentações individuais com artistas internacionais do gênero, como os colombianos do Suricato, que estão em tour pelo Brasil desde 20 até 28 de março.EFE

dm/cd

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo