Topo

Encontrada máscara rara do deus Pan em escavação em Golã

16/03/2015 13h11

Jerusalém, 16 mar (EFE).- Uma máscara de bronze "extremamente rara" que representa o deus grego Pan foi descoberta por um grupo de arqueólogos da Universidade de Haifa, de Israel, em escavações na jazida de Hippos-Sussita, um sítio arqueológico nas Colinas de Golã, antigo território sírio, ocupado por israelenses desde 1967.

A máscara, datada no período Helenístico (séculos III e I a.C.), é maior do que uma cabeça humana e sua raridade e seu valor se devem ao fato de que não foi fundida, como ocorreu com a grande parte das peças de bronze daquela época, informou nesta segunda-feira o jornal "Ha'aretz".

A descoberta foi feita há duas semanas quando uma equipe dirigida pelo professor Michael Eisenberg buscava moedas antigas na jazida e usava um detector de metais para realizar o trabalho. Conforme explicaram, o objeto está em ótimo estado de conservação.

O lugar onde a máscara de Pan foi encontrada também é inusitado. Os pesquisadores acreditam que se tratava de um templo na rua principal da antiga cidade de Sussita.