Entretenimento

Celso Amorim conta em livro experiência como ministro de Relações Exteriores

16/03/2015 22h01

Brasília, 16 mar (EFE).- O ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim lançou nesta segunda-feira o livro "Teerã, Ramala e Doha", no qual conta a experiência no cargo e analisa a crise causada pelo programa nuclear do Irã, o conflito do Oriente Médio e as dificuldades da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Foi pouco mais de um ano de trabalho", disse Amorim à Agência Efe sobre o livro, de 517 páginas e que, segundo o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, citado na contracapa, "é um relato vívido e penetrante do papel e da responsabilidade de um ministro das Relações Exteriores na medida em que o Brasil se transforma em uma potência mundial".

Amorim, de 72 anos, foi ministro das Relações Exteriores entre 1993 e 1994, durante o governo de Itamar Franco, mas voltou a ocupar o cargo durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), quando alcançou renome internacional como negociador em diversos organismos econômicos e políticos.

No livro apresentado hoje, Amorim relata as negociações que levaram em 2010 a um princípio de acordo, articulado por Brasil e Turquia, sobre o polêmico programa nuclear do Irã, frustrado pela oposição dos Estados Unidos e outros países.

Também analisa as gestões que o governo Lula fez em favor da paz no Oriente Médio e as complicadas negociações da Rodada de Doha na OMC, que começaram em 2001, e ainda não foram concluídas, nas quais Amorim foi um dos principais protagonistas durante oito anos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo