Topo

Entretenimento

Setor de diamantes da Antuérpia focará no Brasil em 2015

12/03/2015 08h38

Bruxelas, 12 mar (EFE).- O setor de diamantes da Antuérpia deve centrar seus esforços em 2015 no Brasil, país que conta com minas de diamantes com um grande potencial, segundo informou nesta quinta-feira a Antuérpia World Diamond Centre (Centro Mundial de Diamantes da Antuérpia).

Os especialistas da Antuérpia consideram que o Brasil "oferece muitas oportunidades, sobretudo em termos de produção", e querem transferir ao país "seu conhecimento tanto em termos de minas como da aplicação de regras estritas na indústria", indica um comunicado.

O setor da Antuérpia tinha se centrado nos últimos anos na conquista do mercado asiático.

O Brasil é o país número 17 na lista de produtores de diamantes, e recentemente especialistas geólogos criaram um mapa de paisagem de diamantes e descobriram 15 minas potenciais.

"Estas minas são literalmente território desconhecido," segundo Margaux Donckier, porta-voz da Antuérpia World Diamond Centre.

Quase metade da produção de diamantes no Brasil, 46%, é exportada aos Estados Unidos, enquanto 23% tem como destino os países europeus.

Em 2015, está previsto que comece o exploração comercial da mina Lipari, no Brasil, cuja produção total será comercializada através da Antuérpia, algo que contribuirá para aumentar a parcela de exportação de diamantes do Brasil à Europa nos próximos anos.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento