Topo

Monstra começa tendo cinema latino-americano como protagonista

12/03/2015 09h16

Lisboa, 12 mar (EFE).- O Festival de Cinema de Animação de Lisboa, conhecido como "Monstra", comemora 15 anos com a maior programação de sua história, em uma edição que tem o cinema latino-americano será o principal protagonista.

A capital portuguesa será até o próximo dia 22 o centro mundial do cinema de animação. O festival este ano decidiu estender sua tradição de focar em um país convidado e dedicar grande parte de sua programação à América Latina.

A Monstra começa nesta quinta-feira com a exibição de curtas-metragens sulamericanos, entre eles "Hambúrguer de peixe", do costa-riquenho Lucas Peinador; "Luminaris", do argentino Juan Pablo Zaramella; "A bobocracia", da cubana Elisa Rivas, e "A classe de baile", do colombiano Camilo Cogua.

Dois curtas-metragens mexicanos, "Até os ossos" de René Castillo e "Chuva nos olhos" de Rita Basulto, estão na lista.

Na programação latino-americana se destacam três longas-metragens: o brasileiro "História antes de uma história", de Wilson Lazaretti; "Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé", de Walter Tournier, do Uruguai; e "Histórias de Cronopios e de famas", do argentino Julio César Ludueña.

Dois filmes indicados ao Oscar, "O conto da princesa Kaguya" do japonês Isao Takahata e "Canção de Mar" do irlandês Tomm Moore, participarão da competição internacional de longas-metragens, a principal categoria de todas as edições.

Concorrem ainda "A ovelha Shawn", dos britânicos Richard Starzack e Mark Burton e o espanhol "Detrás isso" do diretor Sam Ortí Martí.

"Jack e a mecânica do coração" (Stéphane Berla e Mathias Malzieu, França), "A ilha de Giovanni" (Mizuho Nishikubo, Japão) e "Lisa Limón e Maroc Laranja: uma rápida história de amor" (Mait Lass, Estônia) completam a lista da competição de longas internacionais.

Como em todas as edições, o cinema japonês terá uma ampla presença na Monstra, que organizou uma retrospectiva do diretor Isao Takahata com a exibição de três filmes ("Pom Poko", "Memórias de ontem" e "A família Yamada").EFE

pfm/cd