Topo

Brasileira é selecionada por oficina de novos talentos do Festival de Cannes

03/03/2015 15h09

Paris, 3 mar (EFE).- A diretora brasileira Paula Un Mi Kim está entre os 15 nomes selecionados pela Oficina da Cinéfondation do Festival de Cannes 2015, que identifica novos talentos por meio de filmes com processos de criação "particularmente promissores".

Os 15 artistas escolhidos, de 14 países, estarão acompanhados de seus respectivos produtores, segundo comunicou o festival, cuja 68ª edição será realizada entre os dias 13 e 24 de maio.

A oficina organizará diversos eventos e encontros onde os convidados poderão conhecer potenciais sócios, como vendedores, distribuidores e coprodutores, com quem poderão concluir seus projetos cinematográficos.

Paula Un Mi Kim foi selecionada pelo filme "Butterfly Diaries". A Espanha é o único país com dois representantes: Meritxell Colell apresentará o filme "Lands of Loneliness" e Alberto Morais defenderá "The Mother". O colombiano Carlos Osuna levará o projeto de "Lands of Loneliness" e o português João Viana divulgará "Our Madness".

A XI edição da Oficina também levará a Cannes o diretor francês Morgan Simon com o filme "Compte tes blessures"; a italiana Laura Luchetti, com "Twin Flower", o grego Siamak Etemadi, com "Pari", o húngaro György Kristóf, com "Out"; e o romeno Ionut Piturescu com o filme "Borders".

O turco Kutlug Ataman, com "Hilal, Feza, and other Planets"; Louw Venter, da África do Sul, com "The Tree"; Pradeepan Raveendra, do Sri Lanka, com "Soundless Dance"; Kirsten Tan, de Cingapura, com "Popeye"; e Midi Z, de Mianmar, com "The Road to Mandalay", fecham a lista de selecionados.

A oficina foi criada em 2005 para divulgar o surgimento de novas gerações de cineastas no mundo e abrir as portas da coprodução internacional para os participantes.

Em nove anos, 156 projetos foram desenvolvidos, dos quais 103 já chegaram às telonas e 40 estão em fase de pós-produção, ressaltou o comunicado.