Entretenimento

Louvre está "indignado" com destruição das estátuas em Mossul

27/02/2015 14h07

Paris, 27 fev (EFE).- O museu do Louvre, em Paris, mostrou nesta sexta-feira sua "viva indignação" com o vídeo de propaganda divulgado na quinta que mostra jihadistas do Estado Islâmico destruindo peças da época assíria (séculos VIII e VII a.C.) na cidade iraquiana de Mossul.

"Após a tragédia vivida pela população da região, estas destruições constituem uma nova etapa na violência e no horror, pois é toda a memória da humanidade a que é tido como objetivo", assinalou o Louvre em comunicado.

O museu francês considera que através destes atos bárbaros se "ataca a razão de ser dos museus, lugares de diálogo, conhecimento e compreensão mútua".

Lembra que as obras destroçadas nesta região - "berço da civilização, da escrita e da história" - atravessaram "os séculos para testemunhar a história dos homens".

A esta condenação uniu-se também a ministra de Cultura francesa, Fleur Pellerin, que qualificou o ato de "catástrofe para a história da humanidade".

"Com sua agressão sobre obras-primas inestimáveis dos períodos assírio e helenístico, sobre as coleções de um grande museu e sobre tesouros do patrimônio cultural mundial, é à cultura, que une os homens e é um muro contra o obscurantismo, que estes terroristas tentaram atacar", assinalou em uma nota.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, tinha manifestado previamente sua rejeição à destruição "pontual" de estátuas no museu de Mossul e considerado que, com esta, "uma parte do espírito humano e do universo caiu".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo