Entretenimento

Apenas 38% da população mundial já se conectou à internet alguma vez na vida

25/02/2015 17h34

Washington, 25 fev (EFE).- Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela plataforma Internet.org, vinculada ao Facebook, revelou que apenas 38% da população mundial já acessou à internet pelo menos alguma vez na vida.

O estudo, intitulado "Estado da conectividade 2014: Relatório sobre o acesso global à internet", examina a situação atual de conexão à rede e analisa quem está conectado, quem não e o porquê.

A pesquisa conclui que, no início de 2015, o mundo tinha 3 bilhões de pessoas online, o que significa que apenas 38% da população mundial fez alguma conexão à internet a partir de computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Esta diferença aumenta quando a comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. No primeiro caso o total de pessoas que nunca se conectou à internet é de 32%, enquanto no segundo caso esse número chega a 78%.

O texto cita o Brasil, como indicativo de amadurecimento. A média da conexão dos usuários é de 416 MB por mês.

"Esta média de dados é o reflexo das condições em que 43% das conexões brasileiras são de 3G/4G, 61% da capacidade da rede é impulsionado por streaming de áudio e vídeo, e 31,5% das conexões são via smartphones", detalha o relatório.

Contudo, o estudo ressalta que o acesso à internet desacelerou pelo quarto ano consecutivo, caindo de 14,7% em 2010 para 6,6% em 2014. Os especialistas calculam que, no ritmo atual de desaceleração, a população que terá acesso à rede não chegará a 4 bilhões antes de 2019.

Para conectar o mundo à internet, a Internet.org chegou à conclusão de que deve fazer frente a três grandes barreiras de acesso: infraestrutura, preço e consciência sobre o valor da conectividade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo