Topo

Arqueólogos alemães encontram duas estátuas da deusa Sekhmet no sul do Egito

22/02/2015 13h53

Cairo, 22 fev (EFE).- Um grupo de arqueólogos alemães localizou duas estátuas da deusa da guerra e da destruição Sekhmet durante escavações arqueológicas na cidade monumental de Luxor, no sul do Egito, informou neste domingo o Ministério de Antiguidades egípcio.

As duas estátuas, de rocha preta, foram descobertas pela equipe alemã de arqueólogos que estava realizando escavações no templo funerário do rei Amenófis III (1372-1410 a.C.), que está situado na margem ocidental do rio Nilo, em Luxor, 700 quilômetros ao sul do Cairo, detalhou o ministério em um comunicado.

A primeira estátua, com uma altura de 1,74 metros e cuja parte inferior ainda se encontra enterrada no local da descoberta, representa à deusa Sekhmet sentada sobre um trono.

Por sua vez, a segunda estátua, em forma de cabeça de leão, é de 45 centímetros de altura.

O comunicado acrescenta que as duas peças foram achadas no sudoeste da Sala das Grandes Colunas no templo de Amenófis III, que é um pátio coberto de escombros.

Segundo a nota, o local foi atingido por um forte terremoto por volta do ano 1.200 a.C., 150 anos depois da construção do templo, mas os construtores voltaram a utilizar as pedras do edifício para erguer vários templos no mesmo local.