Topo

"Birdman" é o grande vencedor dos Spirit, os prêmios do cinema independente

21/02/2015 23h59

Santa Mónica (EUA), 21 fev (EFE).- O filme "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, foi o grande vencedor neste sábado da 30ª edição dos prêmios Spirit do cinema independente, após levar três prêmios na cerimônia na qual superou seu principal rival no Oscar, "Boyhood: Da Infância à Juventude".

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", filme na qual um veterano ator tenta ressuscitar sua carreira com um espetáculo na Broadway, venceu como melhor filme e seu protagonista, Michael Keaton, ficou com a estatueta de melhor ator, enquanto o mexicano Emmanuel Lubezki foi reconhecido como melhor diretor de fotografia.

Iñárritu ficou, no entanto, sem o prêmio de melhor diretor que foi para Richard Linklater ("Boyhood: Da Infância à Juventude"), que não pôde ir aos Spirits.

Iñárritu, que não perdeu o sorriso durante o evento, se emocionou ao subir ao palco para receber o prêmio de melhor filme que dedicou a sua família e se desfez em elogios a sua equipe e aos distribuidores de "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" por tornar possível o sucesso do filme.

Posteriormente, em entrevista coletiva, Iñárritu assegurou não encontrar palavras em inglês para descrever sua satisfação com o trabalho dos atores, algo que em espanhol resumiu com um "estáis cabrones".

"Este filme é como ter sido disparado por um canhão e estamos ainda voando e ainda estou em estado de assombro de como o filme funcionou", comentou o cineasta horas antes no tapete vermelho.

Neste domingo nos prêmios Oscar novamente se voltará a viver um duelo "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" - "Boyhood: Da Infância à Juventude" e tanto Keaton como Lubezki e Iñárritu terão chance de conseguir a estatueta de ator, fotografia e diretor.

Embora os Spirits não costumem ser um termômetro do que acontecerá nos prêmios da Academia de Hollywood, nesta ocasião muitos dos ganhadores são apostas seguras para o Oscar.

Julianne Moore ("Para Sempre Alice"), Patricia Arquette ("Boyhood: Da Infância à Juventude") e J.K. Simmons ("Whiplash: Em Busca da Perfeição") levaram os prêmios de melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante, respectivamente, e são claros favoritos à estatueta nessas categorias no domingo.

O mesmo se pode dizer do filme polonês "Ida" que, salvo uma grande surpresa, levará o Oscar de melhor filme de língua estrangeira como neste sábado ficou com o prêmio de melhor filme internacional.

Os Spirits recompensaram com um duplo triunfo "Boyhood: Da Infância à Juventude" (diretor, atriz coadjuvante), assim como "O Abutre" (melhor roteiro e melhor estreia) e "Whiplash: Em Busca da Perfeição" (melhor ator coadjuvante e melhor edição).

A lista de vencedores incluiu a "Dear White People" (melhor primeiro roteiro), "Land Ho!" (prêmio John Cassavetes para melhor filme de orçamento inferior a US$ 500.000), "Inherent Vice" (prêmio Robert Altman), "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo" (prêmio especial) e "Citizenfour", que venceu como melhor documentário.

"Citizenfour" levou o prêmio ao que também aspirava a produção ítalo-francesa "O Sal da Terra" sobre a obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A festa dos Spirits, organizada pela organização sem fins lucrativos Film Independent, teve como mestres de cerimônia Fred Armisen e Kristen Bell e contou entre seus apresentadores com o mexicano Diego Luna e atrizes como Cate Blanchett, Emma Stone, Scarlett Johanson e Jessica Chastain.

A cerimônia tem um ar leve e se realiza a cada ano em grandes tendas instaladas em um estacionamento perto da praia em Santa Mónica, no condado de Los Angeles.