Topo

Mardi Gras, o grande dia do carnaval de Nova Orleans

17/02/2015 21h28

Washington, 17 fev (EFE).- A cidade de Nova Orleans, no estado americano da Louisiana, celebra nesta terça-feira o "Mardi Gras", o grande dia do carnaval, com o qual a cidade da música conclui uma semana festiva de coloridos desfiles.

A festa é realizada todos os anos no dia anterior a quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, após vários desfiles dedicados a personagens mitológicos como Endymion, Orfeo, Baco e, por último, a do rei Zulu.

A intensa nevasca que cresce no litoral nordeste do país e avançou por alguns estados do sul, atingiu também Nova Orleans, com uma forte queda das temperaturas: dos 21 graus registrados no fim de semana para zero de hoje.

Entre os presentes ao "Mardi Gras" deste ano estivam alguns atores da série "NCIS: New Orleans", o comediante Ron White e a estrela da música country Dierks Bentley, junto com sua esposa Cassidy Black.

Além dos desfiles, as celebrações do festival vão desde piqueniques familiares junto ao rio Mississipi até bailes de máscaras, nos quais os participantes se vestem com elaborados trajes, similares ao século XVIII na França.

As cores púrpura (justiça), dourado (poder) e verde (fé) tingem durante a cidade durante o carnaval, que se transforma em uma grande celebração.

Jazz e blues também não faltam ao longo da rua Bourbon, onde os turistas alugam os balcões das casas para não perder nenhum detalhe. EFE

elv/lvl

(vídeo)