Topo

Tempo bom contribui para festas do carnaval do Uruguai, o mais longo do mundo

16/02/2015 12h05

Montevidéu, 16 fev (EFE).- O carnaval uruguaio, considerado o mais longo do mundo, chega na reta final no próximo domingo, somente um dia de atraso do que estava previsto por seus organizadores, que destacaram nesta segunda-feira à Agência Efe o bom funcionamento das celebrações, graças à ausência de chuvas e confusões.

"Foi um ano muito bom", confirmou o gerente de eventos da Intendência de Montevidéu, Fernando González, ao constatar que as chuvas só obrigaram a cancelar uma das rodadas do segundo turno do Concurso Oficial do Carnaval no Teatro de Verão.

A função carnavalesca só durará um dia a mais do que o programado, o que poderia permitir um dia de descanso aos 24 conjuntos carnavalescos, que será eleito pelo júri no sábado para enfrentar a liga dos melhores, de onde sairão os campeões.

Esta realidade contrasta com a situação do ano passado, quando as constantes chuvas obrigaram a adiar a maioria dos espetáculos do concurso e não permitiram nenhum dia de descanso para os grupos.

González apontou o efetivo desenvolvimento dos desfiles de candombe das Llamadas, um dos principais eventos do Carnaval, que, ao encher de moradores, turistas e curiosos a estreita rua de Isla de Flores, costumam gerar problemas de insegurança.

Neste sentido, foram os desfiles mais tranquilos dos últimos 10 anos, elogiou González, que afirmou que pela primeira vez todos os blocos saíram sem problemas e o evento terminou a tempo.

O Carnaval uruguaio, considerado o mais longo do planeta, começou em 23 de janeiro com um tradicional desfile e durará até março, com a premiação do concurso oficial.