Entretenimento

São Clemente abre a segunda noite do carnaval do Rio de Janeiro

16/02/2015 22h21

Rio de Janeiro, 16 fev (EFE).- A segunda noite dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro foi aberta nesta segunda-feira pela São Clemente, que trouxe como enredo uma homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, morto em 2013.

A escola entrou na avenida pontualmente às 21h30, trazendo uma comissão de frente com 20 passistas, fantasiados da personagem folclórica Matinta Perera, uma velha que se transforma em pássaro durante a noite e joga pragas contra quem não lhe dá café ou cigarros, e usando máscaras semelhantes as do carnaval de Veneza.

Completam os desfiles na Marquês de Sapucaí outras cinco escolas na noite de hoje: Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca. Outras seis escolas já passaram pelo sambódromo ontem.

A Portela, segunda a entrar na avenida, celebra em seu desfile os 450 anos da fundação do Rio de Janeiro. A União da Ilha exaltará a beleza; a Imperatriz Leopoldinense mostrará a vida do líder sul-africano Nelson Mandela e a luta pela igualdade social; e a Unidos da Tijuca fará homenagem ao carnavalesco Clóvis Bornay.

Já o desfile da Beija-Flor sobre Guiné Equatorial causou polêmica no Brasil, pois a escola recebeu um financiamento milionário do governo do ditador Teodoro Obiang, que comanda o país desde 1979.

Cada escola tem entre 3.500 e 4.000 integrantes, incluindo passistas fantasiados e percussionistas.

De acordo com as normas do carnaval, elas podem usar entre cinco e oito carros alegóricos nos desfiles, com no máximo 13 metros de altura e 60 metros de comprimento.

Os integrantes de cada escola têm entre 65 e 82 minutos para percorrer os 700 metros da Marquês de Sapucaí. Um júri composto por 36 pessoas escolherá a campeã do carnaval.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo