Topo

Ruas do país fervem em ritmo de Carnaval

14/02/2015 17h08

Rio de Janeiro, 14 fev (EFE).- O carnaval começou oficialmente neste sábado em todo o Brasil com uma enorme programação que faz transbordar de alegria as ruas de cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, desde cedo e sem previsão para acabar.

O Rio mergulhou totalmente na festa e desde o começo do dia já era possível escutar músicas no último volume em vários bairros da cidade, que recebe nestes dias cerca de 900 mil turistas brasileiros e estrangeiros, segundo dados oficiais.

Boa parte da diversão na Cidade Maravilhosa fica a cargo dos blocos. Para este sábado, a cidade deverá registrar a passagem de 78 deles, sendo que o primeiro, Céu na Terra, teve início às 7h. O grupo comemorou seus 15 anos com muita animação e arrastando os foliões pelas ruas de Santa Teresa.

O mais movimentado, no entanto, foi o Cordão da Bola Preta, considerado o mais antigo bloco de Rio e um dos mais populares levou às ruas do Centro cerca de dois milhões de pessoas, segundo a organização.

No Bloco da Favorita, na praia de São Conrado, o samba deu lugar ao funk, e o público desceu até o chão atrás do trio elétrico que tocava o melhor do ritmo tipicamente carioca.

Recife e Salvador também promovem grandes festas carnavalescas, mas ao contrário do Rio por lá não é o samba ou o funk que reinam, mas sim o frevo e o axé.

Em Recife, milhares de pessoas encheram as ruas do centro histórico para o desfile do Galo da Madrugada. Segundo os organizadores, o grupo conseguiu reunir 2,5 milhões de pessoas que acompanharam um trajeto de seis quilômetros.

Em Salvador, a festa também começou cedo, com uma programação ininterrupta de grupos locais e na qual a estrela do dia é a cantora Ivete Sangalo.