Topo

Morre cantor Steve Strange, ídolo dos anos 80 com o grupo Visage

13/02/2015 07h42

Londres, 13 fev (EFE).- O cantor galês Steve Strange, do grupo musical dos anos 80 Visage, morreu de um ataque cardíaco na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, aos 55 anos, informou nesta sexta-feira a gravadora August Day Recordings.

O músico, conhecido pelo sucesso "Fade To Grey", morreu ontem no hospital internacional de Sharm el-Sheikh, após ter sofrido no final do ano passado alguns problemas de saúde.

"Estamos muito tristes de anunciar que Steve Strange morreu às 11h15 hora local de quinta-feira 12 de fevereiro no hospital internacional de Sharm el-Sheikh, Egito. Steve morreu enquanto dormia de uma parada cardíaca. A família de Steve, os membros da banda e os amigos estão muito afetados por esta repentina notícia", disse em comunicado a gravadora.

Midge Ure e Rusty Egan, ex-companheiros de grupo do cantor, afirmaram que sentiam muito a morte de Strange, classificados por eles como um "importante rosto dos anos oitenta".

O cantor Boy George disse em sua conta no Twitter que estava "destroçado" pela notícia, enquanto Simon Le Bon, do Duran Duran, afirmou no Twitter que Strange foi uma figura importante da música dos anos 80.

O representante de Strange, Pete Bassett, disse hoje que o cantor será lembrado como uma pessoa "trabalhadora e um indivíduo querido, que sempre estava à frente das tendências da moda".

Em dezembro do ano passado, o cantor tinha sido internado no hospital Princesa de Gales, em Bridgend (País de Gales), devido a uma bronquite, segundo informou hoje a imprensa britânica.

Nascido em Newbridge em 28 de maio de 1959, Strange -cujo verdadeiro nome era Steven John Harrington, entrou no mundo da música após ver os Sex Pistols em um show, em 1976.

Aos 15 anos, mudou-se para Londres para trabalhar com o representante dos Sex Pistols, Malcolm McClaren, antes de ajudar a fundar o Blitz Clube, no bairro londrino de Soho, local que se tornaria um ponto de encontro dos anos 80, frequentado por bandas como Duran Duran, Spandau Ballet e Culture Clube.

O grupo de Strange, Visage, foi formado em 1979 e alcançou o sucesso com "Fade to Grey", que chegou ao oitavo lugar de vendas no Reino Unido, em 1981, e o primeiro na Alemanha e Suíça.

Strange também participou de um vídeo do single "Ashes to Ashes", em 1980, do cantor David Bowie.

O cantor tinha gravado um novo álbum com o Visage, "Hearts and Knives", em maio de 2013.