Entretenimento

Maior maquete do Titanic, com salas em tamanho real, será exibida na Espanha

13/02/2015 14h05

Granada (Espanha), 13 fev (EFE).- Uma mostra mostrará na Espanha como o Titanic foi construído através da montagem da maior maquete da embarcação, uma exposição que inclui objetos pessoais e que recriará em tamanho real partes do navio como a adega e a cabine.

A reconstrução será montada no Parque das Ciências de Granada, no sul da Espanha, como parte da exposição 'Titanic: the reconstruction', uma produção da Fundação Titanic que será aberta ao público no próximo dia 28.

A maquete, que terá escala de 1:30, será construída ao vivo durante seis meses para mostrar os passos dados há mais de um século para transformar em realidade o sonho de navegar do velho continente a Nova York.

O presidente da Fundação Titanic, Jesus Ferreiro, explicou que o casco foi montado em estaleiros e enviado para Granada para iniciar a reconstrução da história da embarcação e da "maior e mais espetacular" maquete já feita.

Ferrerio antecipou que a mostra permanecerá na cidade espanhola até janeiro de 2016, e depois iniciará seu itinerário por nove países europeus e cidades dos EUA como Nova York e San Francisco em uma tour fechada até 2019.

A reprodução da embarcação tem 12 metros de comprimento, quatro e meio de largura e três de altura. Uma abertura no casco dá aos visitantes a possibilidade de ver os detalhes do navio graças a peças fabricadas e pintadas à mão.

O projeto soma à maquete uma mostra combinada de fotografias históricas, objetos pessoais dos viajantes do transatlântico e um vídeo que perpassa a história da trágica embarcação até bater em um iceberg.

A exposição inclui objetos patrimoniais como o quadro original 'O sonho do Titanic', propriedade da Fundação Enrique Gran, e o carro do Titanic, um brush D24 de 1910 que esperava em Nova York para fazer o caminho de volta.

Paralelamente, estão construindo em escala real algumas das instalações mais representativas do navio, como a cabine de transmissões Marconi, a adega central na qual eram transportadas as obras de arte, a ponte de comando e camarotes de primeira, segunda e terceira classe, que serão exibidos quando a maquete estiver pronta. EFE

mro/cd

(foto) (vídeo)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo