Topo

Kenneth Branagh renova "Cinderela" da Disney 65 anos depois

13/02/2015 13h34

Berlim, 13 fev (EFE).- O Festival de Berlim recebeu nesta sexta-feira de braços abertos o clássico conto de fadas Cinderela, 65 anos depois da clássica versão de Walt Disney, renovado por Kenneth Branagh e com um impressionante elenco de carne e osso.

"Cinderela" ganhou o Urso de Ouro de melhor musical na primeira edição do Festival de Cinema de Berlim, em 1951, mas na época a nova produção da Disney, incluída na seção oficial, não concorria pelos prêmios.

Isso não impediu que desembarcassem na capital alemã todos seus protagonistas, liderados por Branagh, Lily James (Cinderela), Cate Blanchett (a madrasta), Helena Bonham Carter (a fada madrinha) e Richard Madden (o príncipe).

"Era demais velha para ser Cinderela e não divertida o suficiente para ser a fada madrinha", brincou Blanchett, indiscutível estrela do filme na entrevista coletiva de apresentação.

Com alguns retoques em relação a história original e um figurino fabuloso, a "Cinderela" de Branagh recupera para o grande público a essência deste conto de amor e esperança, com toques de humor e caprichosos efeitos especiais ao estilo Disney.

Branagh elogiou o "excelente roteiro" de Chris Weitz e ressaltou o desafio de "renovar" uma história de grandes sentimentos e emoções sem cair no sentimentalismo, refletindo desde a crueldade entre as mulheres ao direito de uma pessoa ao amor.

A história, além de pequenas inovações, segue o relato clássico de uma jovem, Ella, que é feliz até a morte de sua mãe e seu pai se casar de novo, pouco antes de morrer.

Começa assim o tormento de sua vida sob as ordens de sua madrasta e suas meio-irmãs Anastasia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera), até que tudo muda com a aparição de sua fada madrinha e de seu príncipe encantado, que cumprem a profecia de sua mãe e a doce mensagem do filme: tudo se pode conseguir com "coragem e amabilidade".

Podia ter sido a história de amor que todos conhecemos, mas "não há nada bidimensional" no filme graças ao talento de Branagh e ao trabalho dos atores, explicou Bonham Carter, que interpreta uma divertida fada primeiro mendiga e depois princesa, carregada de luzes.

E graças também ao roteiro e aos diálogos, lembrou Blanchett, desfrutando de seu papel de pérfida e malvada madrasta, cruel até com suas adoradas e inúteis filhas e carcomida pelos ciúmes com a inocência e a bondade de sua enteada.

A Festival de Berlim foi um dos primeiros festivais para a atriz e nesta 65ª edição ela se apresenta em dobro, com "Cinderela" e "Knight of Cups", filme de Terrence Malick protagonizado por Christian Bale e Natalie Portman.