Entretenimento

Barranquilla mergulha em quatro dias de Carnaval

13/02/2015 21h48

Ricardo Maldonado Rozo.

Barranquilla (Colômbia), 13 fev (EFE).- A cidade de Barranquilla, no Caribe colombiano, dá início ao seu Carnaval que terá quatro dias intensos e que começa a partir de amanhã com a tradicional "Batalha de Flores", este ano dedicada à lendária figura do Rei Momo.

Até a próxima terça-feira, a cidade, capital do departamento do Atlântico, se entrega à festa e a alegria que inundam todos os cantos da também chamada "La Areenta" ou "Portão Dourado da Colômbia".

Este ano, entre as razões da população para festejar está o concurso Miss Universo, realizado em janeiro. Paulina Veja eleita a mulher mais linda do mundo também foi escolhida para ser a soberana da festa, mas por compromissos internacionais não poderá participar.

O carnaval de Barranquilla, declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco, homenageia neste ano à figura do Rei Momo, personagem colorido que sempre acompanha à soberana da festa. O Rei Momo celebra nesta edição 20 anos como uns dos maiores personagens da festa em Barranquilla.

Os festejos começam definitivamente amanhã com a "Batalha de Flores", o acontecimento mais midiático da festa quando acontece um grande desfile de carros alegóricos liderado pela rainha do Carnaval, honra que este ano será da jovem publicitária Cristina Felfle.

Neste ano passarão pela "Batalha" os representantes que ao longo das edições encarnaram o Rei Momo e que, através da história recente, enfeitaram os diferentes desfiles e espetáculos do Carnaval.

Pela Via Quarenta, também chamada "Cumbiódromo", desfilarão 17 carros alegóricos acompanhados por artistas e orquestras, assim como 84 grupos folclóricos representativos das diferentes expressões do Carnaval.

O escultor e criador de carros alegóricos Álvaro de la Hoz, explicou à Agência Efe que cada um deles tem um custo aproximado de 15 milhões de pesos (quase R$ 18 mil).

"Isto é uma coisa grande para a gente. Nós somos de Barranquilla e é um orgulho construir os carros para este evento", declarou.

A festa terá também a apresentação do cantor panamenho Rubén Blades. Ele será o artista central do Festival de Orquestras e responsável por entregar ao ganhador "Congo de Ouro", a estatueta oferecida ao vencedor do Carnaval.

O lema deste ano é "Sacúdete Carnavalero" ("Agite-se Carnavalero") e representa a espontaneidade que caracteriza os habitantes do Caribe.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo