Topo

Guarani é incorporado em universidades de Brasil, Paraguai e Argentina

12/02/2015 13h07

Assunção, 12 fev (EFE).- O ensino da língua guarani, idioma oficial no Paraguai junto com o espanhol, foi incorporado ao currículo de estudos de universidades no Paraguai, na Argentina e no Brasil, segundo informou nesta quinta-feira a Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL).

O guarani será cursado como matéria acadêmica na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Assunção (UNA), onde também será realizada uma oficina de expressão oral na língua, segundo um comunicado da SPL.

A iniciativa se junta ao ensino de guarani no curso de Medicina, impulsionado desde junho do ano passado para "implementar o ensino da língua materna entre os estudantes universitários e como futura ferramenta de comunicação dos médicos com os pacientes".

A Universidade da Patagônia, na cidade argentina de Comodoro Rivadavia, inclui um programa teórico e prático de introdução à língua guarani em meio aos estudos da Cátedra Livre de Povos Originais.

Além disso, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), também oferece a disciplina de língua guarani dentro da grade da Licenciatura em Letras.

O idioma foi incorporado pela primeira vez ao ensino superior em 1994, através da Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai.

Mais de 90% dos paraguaios é bilíngue e 57% da população só se comunica em guarani, segundo números oficiais. Além do Paraguai, algumas regiões na Bolívia, na Argentina e no Brasil falam a língua. EFE

msd/vnm