Topo

Blocos e bandas aquecem Brasil a uma semana do carnaval

07/02/2015 21h54

Rio de Janeiro, 7 fev (EFE).- Os blocos e bandas de música populares percorreram neste sábado várias cidades do país, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo, e aqueceram o ambiente a uma semana do carnaval, a festa mais popular do país.

No Rio de Janeiro, centenas de pessoas foram para as ruas para dançar, beber e se divertir com nos blocos, enquanto as escolas de samba aquecem seus motores para seus espetaculares desfiles do próximo fim de semana.

Um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Simpatia é Quase Amor, reuniu cerca de cem mil pessoas na orla de Ipanema.

Ao comando da bateria, o mestre Penha completou 30 anos à frente do bloco com "a mesma alegria, a mesma simpatia de sempre". A mesma também de milhares turistas e cariocas disfarçados com todo tipo de fantasias.

Padres, diabos, dezenas de homens vestidos de mulher, perucas e máscaras encheram de cor as ruas às portas do carnaval.

Entre a diversão, alguns também tinham tempo para a conscientização. Um homem vestido de Barack Obama pedia com um cartaz o uso responsável de água, em um momento no qual o sudeste do país atravessa uma grande crise hídrica.

Genilda Pereira Ribeiro chegou ao Rio vinda de Pernambuco para desfrutar do pré-carnaval carioca em companhia de sua filha: "Adoro o carnaval. Amo o carnaval. É minha vida", assegurou.

Mais cedo, no bairro de Santa Teresa, o bloco Céu na Terra, que completa 15 anos de desfiles, colocou para dançar uma multidão vestida com todo tipo de fantasias.

A Prefeitura do Rio de Janeiro calcula que os mais de cem blocos com desfiles programados para este final de semana atrairão um milhão de brasileiros e turistas, por isso que a segurança e os trabalhos de limpeza foram intensificados.

Em São Paulo, os blocos são cada vez mais presentes e este sábado milhares de pessoas dançaram ao som dos diferentes ritmos que invadiram os bairros da capital paulista.

O "Sargento Pimenta" arrastou milhares de pessoas ao som das canções dos Beatles, um repertório com acento brasileiro que há cinco anos conquista todo tipo de público.

Uma forte tempestade, inclusive com a queda de granizo, obrigou centenas de pessoas a se proteger em lugares fechados, mas a chuva deu trégua e os presentes continuaram aquecendo os motores para receber o carnaval.