Topo

Exposição em Londres mostra charges satíricas britânicas da época de Napoleão

04/02/2015 15h09

Londres, 4 fev (EFE).- O Museu Britânico, em Londres, inaugurou nesta quarta-feira uma exposição de desenhos, charges, retratos e imagens que refletem a percepção britânica da figura de Napoleão Bonaparte na mudança do século XVIII ao XIX.

A mostra, chamada "Bonaparte e os britânicos: imagens e propaganda na era de Napoleão", foca na propaganda visual que agravou e glorificou o general francês.

Napoleão Bonaparte (1769-1821) desperta fascinação por ser o imperador francês que dominou parte da Europa entre os anos 1793 e 1815, e foi objeto de interesse dos artistas e meios de divulgação da época.

A exposição coincide com os 200 anos da batalha de Waterloo, a última grande batalha de Napoleão, derrotado pela Sétima Coligação, que era liderada por Reino Unido e Prússia. A batalha representou o fim do império francês e seu exílio forçado.

A galeria de imagens apresenta como a carreira de Napoleão Bonaparte como militar coincide com um dos momentos mais relevantes e propícios para o exercício da sátira política em ambos os lados do Canal da Mancha.

A exposição contrapõe os trabalhos de alguns dos desenhistas satíricos britânicos mais importantes do período, como James Gillray, Thomas Rowlandson, Richard Newton e George Cruikshank, com imagens mais adoráveis de Napoleão produzidas na França.

O início da mostra é feito com uma série de retratos do jovem e bem-sucedido militar no começo da carreira. Depois, a exposição foca nas charges que se referem a diferentes períodos de sua vida como cônsul, em plenas disputas bélicas como a Batalha de Trafalgar ou suas invasões a Espanha ou Rússia.

Napoleão é caricaturado de diferentes formas, com destaque para uma imagem na qual é representado como uma aranha que tece uma teia para "devorar" a Espanha.

A curadora da mostra, Sheila O'Connell, afirmou que a exposição pretende ressaltar "o papel da propaganda visual no período" que, em muitos casos, pretendia levar a população à guerra. A exposição permanecerá aberta até o dia 16 de agosto".