Entretenimento

Bernardo Ajzenberg vence prêmio literário Casa de las Américas em Cuba

Divulgação
O escritor Bernardo Ajzenberg Imagem: Divulgação

30/01/2015 03h26

 O livro "Minha vida sem banho", de Bernardo Ajzenberg, foi o ganhador na categoria literatura brasileira do 56º concurso literário 'Casa de las Américas', anunciado nesta quinta-feira em Havana, a capital de Cuba.

Além do brasileiro, escritores de Colômbia, Cuba, República Dominicana, Argentina, Chile e México levaram os principais prêmios da edição 2015 do concurso literário cubano.

O prêmio de melhor romance ficou com "La hoguera lame mi piel con cariño de perro", da colombiana Adelayda Fernández Ochoa, enquanto outro autor colombiano, Nelson Romero Guzmán, levou a categoria de poesia com a obra "Bajo el brillo de la luna"

O prêmio de melhor ensaio de tema histórico-social foi vencido pelo cubano José Ferrán Oliva, com sua análise econômica intitulada "Cuba año 2025". Já na categoria de literatura latino-americana nos Estados Unidos, o livro premiado foi "Un kilómetro de mar", do dominicano José Acosta, enquanto "El niño congelado", da cubana Mildred Hernández, foi considerado o melhor livro de literatura infanto-juvenil.

O Prêmio 'Casa de las Américas' é outorgado anualmente em Havana, desde 1960. Neste ano, as categorias presentes foram: romance, poesia, ensaio de tema histórico-social, literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e literatura latino-americana nos Estados Unidos.

A Argentina, com 173 obras, foi o país com maior número de representantes no concurso, seguido por Cuba (142), Brasil (71), Colômbia (65), México (34) e Peru (33), segundo com os dados oferecidos pelos organizadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo